BetterTogether, a cerveja que é Ale e também Lager

Quatro Graus lança uma “Double India Pale Ale/Lager com duplo dry-hopping”

A BetterTogether será vendida em chope e em lata (473 ml), e o lançamento ocorre a partir do dia 23 de março (Foto: Divulgação)

Cervejaria carioca que tem como marca a ousadia, a Quatro Graus surpreende ainda mais em seu lançamento previsto para 23 de março. Desenvolveu uma receita que combina os fermentos das duas família, a Ale e a Lager. Com a BetterTogether, o objetivo "foi obter o melhor de dois fermentos, para ter o melhor do aroma, da textura e dos lúpulos usados em uma cerveja difícil de definir", como explicam os autores no texto que a Beer Art reproduz abaixo:

Você já deve ter lido no rótulo de alguma cerveja algo como: “alta fermentação” ou “Ale” e “baixa fermentação” ou “Lager”. Bom, isso costuma significar qual fermento foi usado na cerveja, se foi usado um fermento que funciona melhor a baixa temperatura (Lager), ou se foi um fermento que trabalha melhor em temperatura mais próxima da nossa temperatura ambiente (Ale).

Da mesma forma que a gente se sente desconfortável num dia quente do verão carioca, ou numa geada no meio do inverno de Porto Alegre, os fermentos, seres vivos microscópicos, ficam preguiçosos ou estressados em temperaturas fora da sua zona de conforto. Os cervejeiros entenderam bem isso, e ao longo da história foram climatizando os diferentes fermentos para funcionarem melhor na temperatura que deixava a cerveja mais gostosa ou com melhor aparência.

O resultado disso é que existem fermentos bem diferentes hoje em dia, e, com isso, os cervejeiros podem obter diferentes gostos e aromas em suas cervejas usando um fermento ou outro. Isso fica bem fácil de se identificar quando bebemos uma Lager ou Pilsen e a cerveja tem gosto neutro e bem seco, ou bebemos uma cerveja belga (Ale) e a cerveja é bem doce e superfrutada.

O que a Quatro Graus buscou na sua nova cerveja, a BetterTogether, foi obter o melhor de dois fermentos, para ter o melhor do aroma, da textura e dos lúpulos usados em uma cerveja que é até difícil definir.

Já existem estilos considerados híbridos, como as alemães Kölsch e Altbier, que utilizam fermento Ale em temperatura alta, mas maturam a baixa temperatura, na mesma das Lagers. Já o estilo California Common é praticamente o inverso, o fermento é Lager, mas a temperatura de fermentação é alta.

Na BetterTogether foram usados fermentos Ale e Lager. O fermento Lager foi utilizado em temperatura baixa para produzir uma cerveja potente e refrescante enquanto que o fermento Ale foi utilizado em alta temperatura para conferir um aroma cítrico resultado da biotransformação dos compostos dos lúpulos do dry-hopping. Não são duas cervejas fermentadas em separado e misturadas no final, é realmente um protocolo de fermentação planejado pelos cientistas da Quatro Graus. Além disso, a cerveja passou por um dry-hopping ao final da fermentação, para aumentar os aromas e sabores cítricos e frutados dos lúpulos.

Após esse processo que deixou o pessoal da Cervejaria Dádiva (Várzea Paulista, SP), onde ela foi produzida, bem entusiasmado, a cerveja atingiu seus 8,1% de teor alcoólico em um conjunto sensorial com muito frescor de lúpulo, frutas cítricas e amarelas como e um final refrescante.

O rótulo da BetterTogether faz alusão a como qualquer coisa pode ficar melhor junto de outra. Como a paz fica melhor com amor, como a praia fica melhor com Sol, como o filme fica melhor com pipoca e muitas outras. Aliás, tem um spoiler de uma cerveja que a Quatro Graus vai fazer no rótulo também, será que você consegue descobrir o que é?

A BetterTogether será vendida em chope e em lata (473 ml) em "diversos pontos de venda". O lançamento ocorre a partir do dia 23 de março.