Prêmio Beba Brasília recolhe voto popular

Premiação destaca cervejas, cervejarias, profissionais e bares do Distrito Federal

Competição é organizada pela Abracerva do Distrito Federal com o sommelier Euller Barros (Foto: Divulgação)

Competição é organizada pela Abracerva do Distrito Federal com o sommelier Euller Barros (Foto: Divulgação)

Quais cervejarias de Brasília você conhece? Qual sua cervejaria local favorita? Qual o bar do DF favorito? Qual a cervejaria revelação do ano? Visando conhecer a resposta do público de Brasília para estas e outras perguntas, vem aí o Prêmio Beba Brasília 2019. O mercado cervejeiro do Distrito Federal e entorno tem apresentando um crescimento expressivo desde 2016, saltando de duas cervejarias registradas para mais de 40 diferentes marcas quando somadas fábricas e cervejarias ciganas (aquelas que realizam sua produção em fábricas de terceiros). Apesar do crescimento elevado em tão pouco tempo, boa parte do público da cidade ainda não conhece as marcas locais.

Acompanhando esse cenário desde o lançamento da primeira fábrica de cerveja artesanal do DF, o sommelier Euller Barros criou em 2017 o Prêmio Beba Brasília.

“O Prêmio Beba Brasília visa atender dois objetivos: divulgar a cena cervejeira local para o público consumidor e também reconhecer as marcas que mais se destacaram naquele ano.” explica o idealizador.

Além das cervejarias, a cidade tem um bom número de bares e estabelecimentos especializados em oferecer a cerveja artesanal como atrativo. Com o crescimento do mercado, novas casas vêm surgindo na cidade e alguns locais que anteriormente não trabalhavam com chopp passaram a instalar torneiras e oferecer os produtos locais em seus estabelecimentos.

O Prêmio Beba Brasília é realizado pelo projeto Cinema e Cerveja. A edição 2019 realiza votação popular para definir os vencedores de nove categorias:

Cervejaria mais conhecida/Top of Mind

Cervejaria Favorita do público

Rótulo/Cerveja Favorita do público

Bar Mais Frequentado/Top of Mind

Bar Favorito do público

Cervejaria Revelação

Bar Revelação

Loja de Insumos Cervejeiros Favorita do Público

Profissional cervejeiro do Ano

Além das categorias já tradicionais como Cervejaria/Bar mais conhecidos e favoritos do público, o Prêmio Beba Brasília premiará em 2019 quatro novas categorias. A edição deste ano terá categoria exclusiva para bares/cervejarias lançadas nos últimos 12 meses, como forma de divulgar ao público as novidades da cena cervejeira local.

Outra novidade na premiação é a inclusão de uma categoria dedicada as Lojas de Insumos Cervejeiros para representar a grande fatia do mercado que é formada pelos produtores caseiros que tem a cerveja artesanal como hobby.

Fechando as novidades da edição 2019, temos a categoria “Profissional Cervejeiro do Ano” que contará com votação realizada pelas cervejarias e estabelecimentos para eleger aquele profissional que se destacou na contribuição ao setor.

Podem concorrer aos prêmios as cervejarias e bares localizados no Distrito Federal e Entorno. A votação online será realizada entre 01/out e 31/out e a os ganhadores serão conhecidos no evento de premiação a ser realizado no dia 10/nov.

Para maiores informações sobre o prêmio, conhecer os participantes e para participar da votação os interessados podem acessar o site www.bebabrasilia.com.br.

Para viabilizar a realização do prêmio foi lançada uma campanha de arrecadação na qual cervejarias, bares e empresas em geral são convidados a contribuir financeiramente para viabilizar o projeto que não tem fins lucrativos.

A expectativa dos organizadores é arrecadar R$ 15 mil, valor destinado para confecção dos prêmios e campanha de divulgação (Link para contribuição: https://www.catarse.me/BEBABSB2019).

Os vencedores em 2018

Categoria Melhor Identidade Visual

1º Lugar — Cervejaria Metanoia

Estabelecimento com melhor Atendimento/Serviço Cervejeiro

1º Lugar — Publican Bar (Asa Sul — CLS 409)

Estabelecimento mais frequentado — Top of Mind

3º Lugar — Corina Cervejaria (SOF Norte)

2º Lugar — Hop Capital Beer (SIA Trecho 17)

1º Lugar — Godofredo Bar (Asa Norte — CLN 408)

Cervejaria mais conhecida — Top of Mind

3º Lugar — Hop Capital Beer

2º Lugar — Corina Cervejaria

1º Lugar — Stadt Cervejaria

Cerveja favorita do público

3º Lugar — Corina Cervejaria — FIAPO — Ipa de Manga

2º Lugar — Godofredo Bar — IPA 408 Norte

1º Lugar — Hop Capital Beer — West Coast IPA

Estabelecimento favorito do público

3º Lugar — Corina Cervejaria (SOF Norte)

2º Lugar —Godofredo Bar (Asa Norte — CLN 408)

1º Lugar — Hop Capital Beer (SIA Trecho 17)

Cervejaria favorita do público

3º Lugar — Stadt Cervejaria

2º Lugar — Corina Cervejaria

1º Lugar — Hop Capital Beer