Recriado estilo para a 2ª Oktoberfest Sorocaba

A bebida estará disponível somente durante o evento da Associação Cerveja Livre

Festa germânica no interior paulista é organizada por um grupo de cervejarias independentes (Foto: Divulgação)

Festa germânica no interior paulista é organizada por um grupo de cervejarias independentes (Foto: Divulgação)

A 2ª edição da Oktoberfest Sorocaba tem uma novidade preparada exclusivamente para a festa. A Associação Cerveja Livre, organizadora do evento, elaborou uma German IPA, estilo que não consta nos guias cervejeiros. O evento ocorre em 26 de outubro, das 12h às 21h, no Espaço Recanto Monteiro Lobato.

O evento, com cunho beneficente em prol ao Lar Escola Monteiro Lobato, tem estacionamento gratuito, espaço kids, food trucks, shows com a Banda Chucrut's, com músicas alemãs e versões divertidas que vão do rock a músicas brasileiras, Texas Flood, trazendo um estilo diversificado entre o country, blues, folk e rock’n roll, e o DJ Aramar, com um set que passeia por várias vertentes da música eletrônica.

A German IPA ganha sua versão sorocabana por meio da composição criada pelos cervejeiros da Associação Cerveja Livre, seguindo os padrões e dados coletados sobre sua particularidade.

Bruno Cenci, presidente da Associação, detalha:

“Ela é uma Ale clara, que mantém as características das Ipas como o gosto marcante e a potência alcoólica, porém com grande adição de lúpulos alemães, da região de Hallerthauer, deixando o sabor e o aroma muito marcantes.”

Também será servida no evento uma Festbier, estilo comemorativo típico da Oktoberfest da Alemanha. Lager clara um pouco amarguinha e bem maltada, foi criada pela associação para a última edição e estará presente de novo neste ano.

“Já para os amantes da cerveja artesanal de trigo, a Weiss poderá ser encontrada no evento, vale ressaltar que neste ano as cervejas sazonais não serão vendidas em garrafas e estarão disponíveis somente na Oktoberfest Sorocaba 2019”, reforça Bruno.

A Associação Cerveja Livre visa movimentar a economia local, por meio da união das cervejarias familiares e independentes.

“Sorocaba, já é um dos maiores polos cervejeiros do Brasil, com cerca de 23 microcervejarias na Região Metropolitana. Nosso objetivo é somar forças e aumentar a base de consumo, mas também fazer com que nossa região seja um polo reconhecido nacionalmente, o qual promove cursos e recebe visitas de produtores de todo o país”, comenta o presidente da associação.

Carlo Giovanni Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), comenta a importância da festa para que o público possa ter uma nova experiência, tomar uma cerveja artesanal bem feita, independente e de preço democrático:

“Atualmente somos mais de mil cervejarias no País, dentro do estado de São Paulo são cerca de 188. A região de Sorocaba tem um posicionamento estratégico e muito importante para a cena cervejeira do Brasil. O trabalho que a Associação Cerveja Livre vem realizando na união e fortalecimento desse mercado é admirável.”

A festa terá atmosfera familiar com atrações para todas as idades. A praça de alimentação, com presença de food trucks, será maior que no ano passado, onde será possível encontrar opções de pratos típicos da Alemanha, como pretzel, mix de salsichas, pork ribs, brisket, chucrute, joelho de porco defumado e muito mais. A caneca exclusiva da festa também estará a venda.

Os food trucks que estarão presentes na festa são a Charcutaria do Pirata, Los Latinos, OldTruck, Sir Smoker, Red Salt, Gastrodonte, Bata top, Piporca, Coffe Churros, Cadê meu Shake e Gran Paletas.

Além de toda a animação, o evento também terá cunho beneficente. Por meio do Ingresso Solidário, a organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Lar Escola Monteiro Lobato, instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

“No ano passado, conseguimos arrecadar quase 700 quilos de alimentos, neste ano queremos arrecadar uma tonelada e contamos com a colaboração de todos”, destaca Bruno.

 

Serviço

  • O quê: Oktoberfest Sorocaba
  • Quando: 26 de outubro, das 12h às 21h
  • Onde: Espaço Monteiro Lobato (Rua Antônio Aparecido Ferraz, 1.111, Jardim Itanguá, Sorocaba/SP)
  • Quanto: 1º lote R$ 20 a R$ 40 + taxas
  • Como: ingressos à venda online - informações via cervejariasdointerior@gmail.com

Também estão disponíveis ingressos nos seguintes pontos de venda:

  • Foodtruck Charcutaria do Pirata

  • Foodtruck Los Latinos

  • Cervejário (Av. Antonio Perez Hernandez, 125 - Campolim)

De terça a sexta-feira das 13h às 22h, sábado das 11h às 22h e domingo das 11h às 14h

  • Local Growler (Rua Professor Toledo, 658, Centro)

De terça a sexta-feira das 15h às 20h, sábado das 11h às 20h e domingo das 11h às 14h

  • Bamberg (Avenida Antônio Castanharo, 555, Parque Jataí - Votorantim)

Segunda a sábado das 8h30min às 18h

  • Wayne190 (Avenida Américo de Carvalho, 109 - Jardim Europa, Sorocaba)

Segunda a sexta-feira das 10h às 19h

  • Cervejaria SB (Rua Diadema, 500, Jardim Leocádia - Sorocaba)

Quarta a sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 12h às 22h

  • Sétimo Copo Brew Shop (Rua Aparecida, 217, Jardim Santa Rosália- Sorocaba)

Segunda a sexta-feira das 13h às 19h e sábado das 8h às 13h

  • Cervejaria Happy Brew (Rua Ilda do Amaral Cussiol, 12, Jardim Isaura - Sorocaba)

Segunda a sexta-feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 17h