Vendetta, a "NEIPA diferentona" da Mafiosa

Nova cerveja faz combinação de lúpulos não usuais ao estilo

Lançamento na capital paulista ocorre em 19 de setembro e em Vinhedo no dia seguinte (Foto: Divulgação)

Rigoletto, personagem da ópera de Giuseppe Verdi e o Rei do Crime nos quadrinhos de Marvel, inspira a nova receita da Mafiosa Cervejaria. Vendetta, uma New England IPA, chega ao mercado nesta semana. Nas palavras dos cervejeiros, é uma "diferentona" NEIPA que a Mafiosa estava devendo aos apreciadores do estilo,

Com 6,5% de teor alcoólico e amargor de 48 IBUs, a Vendetta é uma cerveja inspirada nas super lupuladas New Englands americanas, porém traz aromas florais e cítricos marcantes que fogem do usual laranja e maracujá. Eles vão mais para o limão, e com um toque condimentado, trazem características bem diferentes do que costumamos ver nas cervejas do mesmo estilo, com alta carga de lúpulo, amargor moderado e corpo alto.

Guilherme Mateus, sócio e cervejeiro da Mafiosa, conta os bastidores:

"Essa receita começou despretensiosa, e quase que fizemos uma Wheat IPA. Queria testar variedades de lúpulos diferentes para quebrar a rotina com Mosaic e Citra Galaxy. Comecei o trabalho no laboratório para produzir o que inicialmente seria uma NE Double Wheat, para ser lançada no Outono. Já nos testes finais, percebi que a cerveja ficaria ainda melhor com um pouco menos de álcool e combinaria muito mais com o começo da Primavera, com aromas de flores e limão presente meio a uma grande carga de grãos utilizadas na receita."

A quantidade maior que a usual de trigo e aveia nessa receita, mais de 60%, somadas a duas variedades de lúpulo pouco utilizadas no estilo, o Cashmere, com notas herbais, limão e um toque condimentado, e o Loral, com aromas florais, zest de limão, frutas escuras e certo apimentado, foram os responsáveis pelo destaque merecido dessa cerveja, que casa com boas pedidas da estação, como comida tailandesa, peixes, frutos do mar e queijos de cabra.

O novo rótulo estará disponível em chope e latas 473 ml. O lançamento ocorre em São Paulo (Capital), nesta quarta-feira (19 de setembro), e em Vinhedo na quinta, 20.


Serviço

  • O quê: lançamento da Vendetta
  • Quando e onde: 19 de setembro, a partir das 19h, na Barcearia (Alameda dos Anapurus, 1469, Moema, São Paulo/SP), e 20 de setembro, a partir das 19h, no The Growler (Av. Benedito Storani, 1425 – Res. Aquário, Vinhedo/SP)
  • Quanto: preço sugerido de R$ 38 a todo o mercado nacional