Bodebrown lança série de "cervejas gastronômicas"

Cervejaria curitibana desenvolve novas receitas em parceria com chefs

O prato que harmoniza com a cerveja La Grisette Supérieur é o premiado Garganelli com ragu de linguiça de Prudentópolis e trigo sarraceno (Foto: Divulgação)

Uma das mais premiadas cervejarias brasileiras, a curitibana Bodebrown lança um novo projeto, voltado a "celebrar a união entre boas mesas e bons copos", o Biére de Table. Trata-se de uma série de cervejas gastronômicas, criadas em parceria com chefs, a partir de ingredientes em destaques nos seus pratos. A primeira delas é a La Grisette Supérieur, colaboração do cervejeiro da Bode, Samuel Cavalcanti, com a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro Casa de Comidas. Para celebrar o lançamento, promovem dois jantares, na terça (4/10) e quarta-feira, às 19h30min.

O ingrediente escolhido como ponto de união entre o cardápio e a cerveja é o trigo sarraceno. No caso da La Grisette Supérieur, entra como componente de uma receita de origem belga, da região do Hainaut, da Valônia. O estilo é o Grisette, que apesar do valor histórico é pouco conhecido. Trigo do tipo Spelta, uvas brancas provenientes da Serra Gaúcha e o lúpulo alemão Halertay Blanc completam a alquimia, como conta Samuel Cavalcanti:

"O próprio trigo sarraceno utilizado neste receita tem uma bela história, pois chegou ao Brasil trazido por imigrantes poloneses e ucranianos, no século passado, dentro de suas malas. Além da esperança, as sementes faziam parte dos poucos pertences que possuíam. Atualmente é plantado na região de Itaiópolis, Santa Catarina, de onde fomos buscar a melhor variedade."

O resultado é uma cerveja de baixo amargor, com 6,1% de álcool, de coloração dourada, sabor maltado, levemente cítrica, suave e com presença de notas frutadas que remetem ao vinho branco.

Prato premiado integra menu

A estrela do menu que harmoniza com a cerveja é um prato premiado: o Garganelli com ragu de linguiça de Prudentópolis e trigo sarraceno. Ele foi considerado o melhor do Paraná pelo Prêmio Brasil Sabor 2016. O menu não fica por aí, como explica a chef Vania:

"Fiz um cardápio pensando em toques de frutas, defumados e queijos, com presenças de ingredientes mais potentes mas ao mesmo tempo leve. Valorizamos ainda os ingredientes da região, uma de nossas características, ao lado de resgatar o sabor da cozinha de casa."

A sequência traz como entradas: Ravioli recheado de mousseline de batata salsa na manteiga, amêndoas e uvas e Biscoito de fubá, espuma de queijo, farofa de uarini e rapadura. Depois do Garganelli, chega a vez das sobremesas. São elas: Panna cotta com doce de butiá e coco de butiá e Sopa de açaí e framboesa com chantilly de bala de banana.

"Gosto muito da harmonização com cervejas e, no caso deste evento, com uma receita especial, valoriza ainda mais a celebração do momento de encontro ente comida e bebida".

Futuros lançamentos

O evento marca também o início da venda das cervejas da Bodebrown no Limoeiro, que destaca as artesanais paranaenses em sua carta. Aberto há seis anos, o Limoeiro é uma casa voltada ao slow food com produtos regionais. O frescor dos ingredientes é outro destaque das suas criações.

"As nossas gastronomic brews, ou bière de table, são cervejas gastronômicas que partem para a harmonização a partir de um ingrediente dos pratos. É uma abordagem diferente para a combinação, que valoriza tanto o trabalho artesanal do chef como o do cervejeiro", conta Samuel.

Ele conta que em breve serão divulgadas parcerias com outros restaurantes.


Serviço

Edvaldo Maciel, Vania Krekniski e Samuel Cavalcanti (Foto: Divulgação)

  • O quê: Jantares harmonizados de Lançamento da Biére de Table Bodebrown / Limoeiro (Gastronomic Brew)
  • Quando: 4 e 5 de outubro, a partir das 19h30min
  • Onde: Restaurante Limoeiro (Av. Mal. Humberto A. C. Branco, 669, Cristo Rei, Curitiba-PR)
  • Quando: R$ 100 por pessoa (inclui jantar e duas garrafas de 330 ml)
  • Como: convites à venda pelo site www.bodebrown.com.br - vagas limitadas - informações pelo (41) 3014-8014