As vencedoras do concurso 'Lata Mais Bonita do Brasil'

Cervejarias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro conquistaram as primeiras colocações

As três primeiras colocadas (Foto: divulgação)

Atualizada, 11/12/2023, 22:27

Após três meses de votação, torcida e muita ansiedade, foram anunciadas as vencedoras da terceira edição do concurso "Lata Mais Bonita do Brasil". A versão 2023 da premiação, que celebra o talento, a inovação e a criatividade impressos nas latinhas, concretizou o sucesso do mercado cervejeiro da região sudeste do Brasil, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro conquistando as primeiras posições do ranking nacional.

A cerveja West Coast IPA Complô, da cervejaria Complô, de São Paulo, foi eleita a lata mais bonita do Brasil. O design arrojado e convidativo da latinha levou a maioria dos votos. Já a criatividade e beleza da Fürst Pilsen Lite, da cervejaria Fürst, renderam o segundo lugar à cervejaria mineira. A capital carioca conquistou a terceira colocação com a cerveja Hockney's Dreamscaspe, da cervejaria Hocus Pocus, que arrebatou votos pela ilustração única.

Com o prêmio em mãos, os vencedores celebraram a conquista e destacaram a importância da premiação para o setor.

O prêmio vem coroar todas as nossas apostas desde que começamos, em 2018. Desde lá, já olhávamos a lata como um diferencial. Fomos a primeira cervejaria da região a ter 100% dos nossos produtos vendidos em lata. Acreditamos demais no potencial sustentável da lata, que possibilita reciclagem infinita. Além disso, a lata é um quadro em branco que convida a explorar as capacidades criativas e entregar um produto diferenciado ao consumidor.
— José Marcondes Neto, da cervejaria complô

Paulo Leite, da cervejaria Fürst, também destacou como o resultado pode influenciar a rotina dentro da cervejaria.

Para nós, que somos do interior de Minas Gerais, conquistar uma premiação deste patamar nos dá mais motivação para continuarmos trabalhando com amor e paixão.
— Paulo Leite, da cervejaria Fürst

Barbara Fragoso, da Hocus Pocus, comentou sobre como o prêmio motiva o consumidor a optar cada vez mais por um produto altamente sustentável.

Estamos muito felizes em participar do concurso, que realmente valoriza a criação artística do mercado cervejeiro e é um incentivo ainda maior para o consumo em lata, o que é super importante e estratégico para avançarmos na agenda ambiental aqui no Brasil.
— Barbara Fragoso, da Hocus Pocus

Sustentabilidade e inovação pautaram o evento em 2023

No evento de premiação, realizado no Instituto da Cerveja, em São Paulo, Cátilo Cândido, presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), organizadora do concurso e responsável pelo envasamento de mais da metade de toda cerveja produzida no Brasil, celebrou os índices registrados na edição 2023 do concurso.

Este ano, foram inscritos 237 rótulos de 85 cervejarias, de 13 estados brasileiros. Estamos bastante orgulhosos dos resultados que conquistamos e de termos a oportunidade de reconhecer e celebrar o potencial criativo e inovador que envolve o processo de fabricação das latas.
— Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas

Ao lado do executivo, o presidente da Abracerva, Giba Tarantino, destacou o momento histórico para as associações e marcas envolvidas.

A parceria com a Abralatas foi fundamental em todas as etapas desta premiação. Aproveitar para reforçar também valor do concurso, que nos permitiu mostrar que, além de planejar, executar ações efetivas com empresas que olham para a pauta da diversidade de forma séria, faz diferença e gera impacto positivo.
— Giba Tarantino, presidente da Abracerva

Ainda na premiação, Cátilo destacou também a importância da agenda sustentável que envolve esta iniciativa para inspirar projetos semelhantes no país: "Somos o 4º maior mercado mundial de latas de alumínio para bebidas, colocação que reforça a importância e pertinência de investir cada vez mais em iniciativas de impactos socioambientais positivos, principalmente dentro da nossa indústria. A lata de alumínio é a embalagem mais sustentável do mercado. Estamos falando de um produto com potencial de reciclagem infinito, que é o símbolo da economia circular. Além disso, é uma embalagem extremamente versátil, que possibilita implementar formatos diferenciados e esse prêmio celebra os talentos que criam peças que convidam a uma experiência de consumo inesquecível no primeiro olhar".

Colocamos todas as cervejarias no mesmo patamar de competição em termos criativos, gerando mais diversidade e igualdade na premiação. Temos uma excelente expectativa para o prêmio este ano. A latinha de alumínio pode ser reciclada infinitas vezes e por isso se tornou símbolo incontestável de economia circular. Além disso, é uma embalagem extremamente versátil, que permite o desenvolvimento de diversas inovações em formatos e impressões e esse prêmio celebra os talentos que desenvolvem peças convidativas a uma experiência de consumo com um design criativo. explicou.
— Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas

Apoiadores

O Prêmio conta com os apoios do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv), das associações brasileiras da Indústria da Cerveja (CervBrasil), de Bebidas (Abrabe), de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e de Cerveja Artesanal (Abracerva), de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais, e parceria com o Guia da Cerveja, a Revista da Cerveja e o Mondial de La Bière.

As cervejarias premiadas em 2022

As cervejarias que, ao longo de 2022, produziram as latas de cerveja mais bonitas, coloridas e criativas do país foram premiadas em 6 de dezembro, durante cerimônia da segunda edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, no Rio de Janeiro.

Microcervejarias

Criada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a cerveja Às Mulheres, da cervejaria Masterpiece, do Rio de Janeiro, foi a campeã na categoria microcervejaria. A latinha vencedora tem o desenho de duas mulheres, feito pela artista Pri Barbosa para representar a força feminina.

O CEO da Masterpiece, André Valle, afirmou:

"Ficamos muito honrados e felizes com o resultado porque é a materialização de um projeto que foi pensado para ser todo executado por uma equipe de mulheres do início ao fim, desde a produção da lata física até o envase final, tudo foi feito por profissionais femininas. Foi um projeto especial e estamos muito felizes."

Ainda no pódio das microcervejarias, a Viking Imperial IPA, da Odin, também do Rio de Janeiro, levou o segundo lugar, e a cerveja Helles de Curitiba, da Bodebrown, do Paraná, o terceiro.

Médias Cervejarias

Já na categoria médias cervejarias, a cerveja Wienbier 59 Session IPA da Newage, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar. Seguida da Wienbier 60 APA, da mesma cervejaria, e da Bierbaum Lager, da Bierbaum, de Santa Catarina.

O designer da Newage, Rodrigo Beck, comemorou:

"Para nós esse prêmio é muito importante, pois traz um reconhecimento em nível nacional e que vai valorizar ainda mais a marca Wienbier no mercado, além de nos dar mais visibilidade fora do eixo sul-sudeste."

Grandes Cervejarias

A Ambev levou para casa todos os prêmios da categoria grandes cervejarias. Com a cerveja Colorado Indica, em primeiro lugar, a Goose Island Midway Session IPA, em segundo, e a Patagonia IPA, em terceiro, dominou o pódio e se consagrou como o destaque de grandes cervejarias da edição do Lata Mais Bonita 2022.

O representante da Colorado/Ambev, Rudson Ferdinando, avaliou:

"A Indica foi a primeira IPA produzida no Brasil e já nasceu com esse rótulo e hoje está sendo reproduzida em lata trazendo essa tradição e representando o lúpulo dessa IPA inglesa e tradicional. Representa demais para nós ainda hoje receber prêmios de design porque percebemos que nossa criatividade continua fluindo muito bem e representando o legado dos nossos criadores."