Uma cerveja para as festas apoia o segmento na Argentina
/Nova versão da Los Enviados de Santa move campanha de fim de ano do La Fiebre del Lúpulo
BUENOS AIRES - Já está se tornando tradição no meio cervejeiro artesanal na Argentina o lançamento de uma campanha pelo site La Fiebre del Lúpulo para as festas de fim de ano. A Beer Art divulgou a iniciativa em dezembro de 2023, quando foi lançada a cerveja Los Enviados de Santa. Agora é a vez da Volumen II.
A Los Enviados de Santa foi concebida com o desejo de levar a cerveja artesanal ao grande público, tendo como mote de que seja servida inclusive nas festas de fim de ano. Este 2024 continua um contexto difícil para os pequenas e médios negócios cervejeiros não só na Argentina, mas na América Latina em geral (não apenas para as fabricantes, mas também para os fornecedores do setor e serviços relacionados).
A equipe da Febre del Lúpulo observa que, em muitos países, registam-se quedas no consumo, dificuldades na aquisição de insumos, aumento de custos e redução da rentabilidade). E é sempre oportuno lembrar que, em geral, as microcervejarias são empresas familiares que, em conjunto, multiplicam empregos.
O objetivo da campanha é gerar visibilidade para o setor, por meio da entrega de um produto como presente, preparado especialmente para as Festas de Réveillon, além de incentivar este tipo de campanhas em outros países.
Para isso, foi confiada a dois dos mais destacados cervejeiros caseiros da Argentina: Leo "Surera" Guillan (Cervejeiro do Ano 2023 da Associação Somos Cerveceros) e Dario Pedraza (mais de cem medalhas nacionais e internacionais como cervejeiro) a preparação de uma Winter Ale ou Christmas Ale, cerveja típica de Natal e Ano Novo no hemisfério norte.
Como é a Christmas Ale
Los Enviados de Santa Christmas Ale é uma cerveja complexa, de alto teor alcoólico, com corpo e especiarias que fazem alusão aos sabores típicos do Natal (mel, passas, gengibre, canela, amêndoas, etc.). Foram produzidos cerca de 200 litros para serem saboreados gratuitamente em alguns bares.
As canecas serão sorteadas, e a cada encontro é realizada uma degustação que será orientada por Leo e Darío. Esta ideia surge do pedido do público em geral que quis experimentar e conhecer a cerveja distribuída no ano passado, contam os organizadores da iniciativa.
Uma porção da cerveja também será enlatada e entregue em embalagens a diversos músicos, jornalistas, atores, apresentadores de rádio e televisão, cozinheiros, comediantes, entre outros. Além disso, no setor cervejeiro, eles serão entregues a líderes internacionais de cerveja artesanal, influenciadores e mídia cervejeira.
Para as latas e para a campanha foram confeccionados rótulos e folhetos que recuperam muitos dos ícones mais tradicionais das festas. A campanha ocorre desde a semana anterior ao feriado até a Noite de Reis.
Além da dedicação de Dario e Leo, o que permitiu essa ação foi o apoio de patrocinadores e empresas que colaboraram com materiais de cozinha, latas, design e impressão de rótulos, processo de enlatamento, câmara fria etc. As marcas que tornaram possível a ação: Dundalk, Lúpulos Guaraníes, Raal, Brewing e Nirobeer.
Iniciativa surgiu na pandemia
Esta campanha tem o seu precedente em 2020, quando no complexo contexto da pandemia de Covid-19, foi realizada uma campanha a partir de La Fiebre del Lúpulo em que foram montados packs com cervejas artesanais de diversas marcas e distribuídos a meios de comunicação, músicos e atores, com resultados animadores. E a primeira edição da Los Enviados de Santa 2023, com grande impacto na Argentina e o apoio de meios de comunicação de 16 países.
Os idealizadores esperam que todos os atores envolvidos no mundo da cerveja artesanal sejam uma caixa de ressonância e se unam no incentivo a brindes de cerveja artesanal nestes feriados em diferentes países.