Krater se consolida como a editora da cerveja no Brasil
/Catálogo de obras construído em menos de cinco anos de atividade é referência para o segmento
Seja em traduções de clássicos do ensino cervejeiro, como Water, ou livros originais como o Guia da Sommelieria, ou ainda especializados, como o de Direito Para o Mercado da Cerveja, a Krater se consolidou como a editora de referência no segmento. Chegou a essa posição em menos de cinco anos de atividade e com uma dezena de publicações, que têm como fio condutor o esmero na curadoria dos temas e autores e o capricho na finalização. Para marcar esse momento, a editora criou uma campanha que oferece aos leitores da Beer Art 10% de desconto nas compras no site da Editora Krater, até as 23h59min de 31 de maio, para quem usar o cupom BEERART10.
A Editora Krater foi criada em 2017 a partir de uma inquietação de Diego Masiero e Pedro Paranhos, dois profissionais do mercado cervejeiro.
Diego lembra:
Víamos cada vez mais cervejarias artesanais surgindo e ganhando prêmios pelo mundo afora, assim como cursos profissionalizantes para formação de sommeliers e fabricantes de cerveja. Também se proliferavam os blogs especializados e o espaço da cerveja artesanal na mídia. Mas eram poucas as referências bibliográficas em português.”
Os sócios, um de Porto Alegre/RS e o outro de Curitiba/PR, foram apresentados um ao outro por uma editora norte-americana. Pedro Paranhos conta:
“Por coincidência, sem nos conhecermos antes e no espaço de uma semana, nós dois entramos em contato com a mesma editora e com a mesma intenção de traduzir livros sobre cerveja para o português. Ao nos conhecermos melhor, vimos que nossas aptidões e experiências profissionais eram bastante complementares.”
Mesmo em meio à pandemia que abalou o mundo inteiro em 2020, a Krater foi capaz de acelerar o desenvolvimento de novos livros, além de lançar novos projetos complementares às obras impressas. Entre os planos para 2021 estão o lançamento de cinco novos títulos, cursos online baseados no conteúdo dos livros, versões digitais dos livros (e-book), e um edital de fomento a publicações cervejeiras originalmente escritas em português.
Livros publicados
- Radical Brewing (2018), por Randy Mosher
- Lúpulo (2019), por Stan Hieronymus
- Direito para o Mercado da Cerveja (2020), por André Lopes, Cristiano Távora Martins Lopes, Elisabeth Bronzeri e Vinícius Verdi Borges
- Levedura (2020), por Chris White e Jamil Zainasheff
- Água (2021), por John Palmer e Colin Kaminski
- A Nova IPA (2021), por Scott Janish - com capítulo adicional escrito especialmente para a edição brasileira Malte, por John Mallett
- Guia da Sommelieria de Cervejas (2022), obra coletiva organizada por Bia Amorim
- A História das Cervejas Britânicas (2022), por Martyn Cornell