Kombucha inspira concurso em Porto Alegre

Inscrições para o desafio a produtores da bebida que se populariza no Brasil vão até 29 de outubro

Bebida cuja origem remonta à região da atual China e à época antes deCristo, o kombucha tem cerca de 50 produtores nacionais registrados em associação nacional (Foto: Divulgação)

Bebida cuja origem remonta à região da atual China e à época antes deCristo, o kombucha tem cerca de 50 produtores nacionais registrados em associação nacional (Foto: Divulgação)

Você sabe o que é kombucha? Pode ser que não, mas há uma grande chance de ter deparado com alguns exemplares em lojas de produtos orgânicos – ou até mesmo em bares e restaurantes. A bebida, um fermentado a base de chá e açúcar que utiliza bactérias e leveduras no processo, vem ganhando, aos poucos, espaço nos copos e variantes com frutas e especiarias. Há versões sem álcool (quando o teor alcoólico é inferior a 0,5%) e alcoólicas, com ou sem gás.

Recentemente, o kombucha foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o que deve levar a um aumento no número de produtores.

Nesse cenário, a primeira edição do Concurso Brasileiro de Kombucha (CBK) ocorrerá entre 6 e 7 de novembro, em Porto Alegre (RS). Juízes com experiência em produção e consumo da bebida avaliarão as amostras inscritas em diferentes categorias, premiando os destaques. O evento ocorre durante a Copa Internacional da Cerveja POA, uma das parceiras do CBK, com a Cervejaria Escola Sinnatrah, de São Paulo. Já estão confirmados nomes como Júlia Reis, Rafael Strappazon, Roberto Fonseca, Bia Amorim e Tais Suhre.

Na primeira edição do evento, excepcionalmente, não haverá taxa de inscrição – os participantes devem arcar apenas com os custos de envio das amostras, que deve ocorrer até 30 de outubro. O regulamento pode ser obtido neste link . A inscrição pode ser feita pelo formulário disponível neste link

Bebida cuja origem remonta à região da atual China e à época antes de Cristo, o kombucha tem cerca de 50 produtores nacionais registrados na Associação Brasileira de Kombucha.