A programação no Esconderijo

Bar da Juan Caloto, com atmosfera inspirada no faroeste mexicano, tem shows às sextas e aos sábados

O espaço na Rua Gandavo, 398, Vila Clementino, São Paulo, estará aberto de terça a sábado, das 18h às 23h (Foto: Divulgação)

Atualizada, 25/7/2022, 10:50

Para esta sexta-feira (29 de julho), o bar Esconderijo programou show da Country Roads, banda de bluegrass folk étnico. No sábado, é a vez da banda Touro Mecânico, que se apresenta com sonoridade rural e temas urbanos inspirados em country, bluegrass e hillbilly, ambas a partir das 19h30min.

No bar, com atmosfera inspirada no faroeste mexicano, é possível encontrar várias cervejas de fabricação limitada como as raras Krieken Lambiek e Orange Blossom Infused Lambic, ambas da tradicional cervejaria belga Oud Beersel. A casa conta ainda com a Billy Bob Manos de Piedra, uma Juicy IPA com muito Hop Hash, Chinook e Citra em pellets T90 e tem a volta da sazonal La Maldición del Emperador Yuma, uma Gran Berliner Weisse com goiaba, framboesa e amora bem recebida em 2021. Há também uma carta especial com 6 coquetéis de inverno desenvolvidos especialmente para serem apreciados em temperaturas mais amenas e sanduíches, petiscos e porções para acompanhar

Os coquetéis da carta de inverno refletem a identidade do Esconderijo unindo sabores marcantes com nomes pitorescos como o Oro Del Bando, Fin de Los Dias, Cabana de Caça e Black Window Martini. Como exemplo, o Perdición Del Xerife é uma infusão de banana e redução de cerveja stout. Há também o Morricone Sour, um drink "western spaguetti" com vodka infusionada no manjericão e pó de tomate.

Entre os destaques está o Moonshine "El Miraculoso Calibrador de Mira de Widowmaker Joe", um uísque desenvolvido pela Juan Caloto e a Geest Destilaria.

"Moonshine pode ser definido como um uísque não envelhecido. É uma denominação bem abrangente, que faz referência à bebidas feitas de forma clandestina desde a Revolução Americana. Para fugir de novas tributações sobre grãos e sobre a destilação, alguns produtores fabricavam 'sob a luz da lua' seu álcool, por isso o termo Moonshine", explica o sócio da Juan Caloto Marcelo Bellintani.

A bebida também está presente em receitas de drinks da casa.

O espaço recebe música ao vivo todas as semanas, nesta sexta (8 de julho), a partir das 19h30min, é a vez da dupla Vintage Blues. Cover artístico opcional de R$ 8.

O Esconderijo, o primeiro bar da cervejaria Juan Caloto, foi inaugurado em novembro de 2021. O espaço é uma casa com clima de "spaghetti western" (faroeste espaguete, traduzido do inglês), referência a um subgênero de filmes clássicos de faroeste produzidos entre as décadas de 1960 e 70. O Esconderijo, com cervejas e chopes da marca e convidados, assim como uma carta de drinks e petiscos, estará aberto de terça a sábado, das 18h às 23h, na Rua Gandavo, 398, Vila Clementino, São Paulo-SP.

O sócio Felipe Gumiero comenta:

"Para nós, não é uma casa temática, mas sim climática. É o clima de spaguetti Western, o clima de um reduto cervejeiro, de um esconderijo pequeno e aconchegante."

Ao conhecer o bar, os clientes terão a oportunidade de fazer uma viagem no tempo, o Esconderijo fica em um charmoso sobradinho da década de 40. Possui uma decoração rústica que remete aos filmes clássicos do faroeste, sendo composto por móveis antigos reais como piano americano de 106 anos, armadilha de urso, roda de carroça, além de lustre e balcão reformados.

"O conceito é uma casa abandonada que foi tomada pelo bando Juan Caloto. um ponto de encontro antes de alguma empreitada ou o esconderijo quando se está sendo procurado", complementa.

O sócio Marcelo Bellintani destaca:

"Entendemos que a cerveja não é só o líquido dentro da lata ou da garrafa, mas também a história real no desenvolvimento desse produto e das pessoas envolvidas nele. Como se cada cerveja fosse um filme, uma história, uma cena ou situação divertida, que pode inspirar momentos únicos na vida das pessoas."

Nos primeiros dias de soft open, a Juan Caloto vai começar servindo suas cervejas em lata e nas torneiras algumas cervejarias convidadas, como: Everbrew, Júpiter, Narcose, Synergy, Swamp, Avós e Bragantina.

"É muito legal poder abrir o bar com marcas parceiras, cervejarias que admiramos e nos ensinaram muito, e que seguem com a gente fomentando a cultura cervejeira fazendo parte da história da Juan Caloto", enfatiza Marcelo.

Na terra do Velho Oeste da Juan Caloto, Felipe Gumiero, Marcelo Maaz, Ricardo Rovella e Marcelo Bellintani. (Foto: Divulgação)

 

De início, entram nos taps Juicy IPAS lançamentos da Juan Caloto, uma International Pilsner da casa com lúpulo Tcheco Saaz, a Wild West IPA (primeira cerveja comercial da marca) e mais cervejas colaborativas. Além das cervejas, o bar disponibilizará carta de drinks clássicos e autorais.

“Fomos além de pensar em coquetéis e chegamos ao ponto de desenvolvemos também o próprio destilado, um Moonshine da Juan Caloto que dá ainda mais personalidade aos drinks”, afirma Marcelo Maaz, um dos sócios do Esconderijo.

Para acompanhar as cervejas e os drinks, um cardápio com sanduíches, porções e aperitivos típicos da baixa gastronomia, como Rollmops (conserva de cebola com sardinha) e Kimchi (conserva fermentada de acelga).

“Valorizamos muito a essência do boteco, aquela conversa no balcão e claro bons acepipes”, afirma Ricardo Rovella, também sócio do Esconderijo.


Serviço:

  • O quê: Esconderijo Juan Caloto
  • Quando: terça a sábado, das 18h às 23h
  • Onde: Rua Gandavo, 398, Vila Clementino - São Paulo/SP