Quando beber nunca dirija: a ação de Heineken e Uber na F1

Marcas se unem e oferecem bonificação no fim de semana do GP de São Paulo 2022 em todo o Brasil

Mensagem 'Quando beber fizer você se sentir um piloto incrível, não dirija.' Com foto de Naomi Schiff, piloto da W Series. Abaixo do código promocional SchiffBR para ganhar R$ 10 na sua próxima corrida de Uber, a mensagem 'Quando dirigir, nunca beba.

A embaixadora e piloto de corrida da W Series, Naomi Schiff, é uma das estrelas da campanha (Foto: Divulgação)

A Heineken 0.0, patrocinadora global da F1 e seis vezes naming rights da etapa brasileira em Interlagos, lançou uma ação para incentivar o consumo responsável. De 11 a 13 de novembro, período em que será realizado o Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022, os usuários da Uber em todo o Brasil terão acesso a vouchers com descontos de R$ 10 nas viagens. A ação vai promover um takeover da jornada do usuário graças a um novo formato de mídia dentro do app da Uber, e tem o intuito de desempenhar um papel ativo na discussão sobre o uso de bebidas alcoólicas e mudar positivamente o comportamento dos consumidores.

Os códigos dos cupons, que serão disponibilizados no app no momento que o usuário da Uber solicitar uma viagem, vão trazer os nomes de três grandes personalidades do automobilismo mundial: o piloto de corridas da McLaren, Daniel Ricciardo, o piloto da Oracle Red Bull Racing, Sergio Perez, e a embaixadora e piloto de corrida da W Series, Naomi Schiff. Os três também estrelam a campanha da Heineken para a F1 "Quando beber nunca dirija". A parceria global com a Uber inclui ainda inserções no aplicativo de navegação Waze, com anúncios dentro das plataformas e mensagens de consumo responsável.

Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil, comenta:

"Beber e acompanhar toda a emoção da Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo com os amigos é um bom programa. Porém, álcool e direção nunca combinam. Culturalmente não há um tipo de estímulo para as pessoas falarem sobre este assunto, mas a Heineken tem realizado um forte trabalho para tentar mudar esse mau hábito global. No Brasil, este é o primeiro passo de uma série de ações que estamos programando até 2030, já que consumo responsável é uma das nossas principais metas. Assim, todos poderão se divertir durante o final de semana de corrida e voltar para casa em segurança, o que é fundamental para a redução de acidentes no trânsito na cidade."

Luciana Ceccato, diretora de Marketing da Uber no Brasil, celebra:

"Pesquisas em todo o mundo mostram que a chegada da Uber reduziu drasticamente o número de acidentes de trânsito provocados por motoristas alcoolizados. Ainda temos um longo caminho até que atitudes responsáveis ligadas ao consumo consciente sejam a regra, e não a exceção, mas são ações como essa, em parceria com a Heineken, que ajudarão a tornar isso possível"

Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de mídia em ações de consumo consciente. O lançamento de Heineken 0.0, por exemplo, também representa um forte incentivo para essa nova atitude. A plataforma de consumo responsável é um dos pilares globais do Grupo Heineken. Oferecer opções de produtos zero álcool, como Heineken 0.0, é uma maneira de fornecer ao consumidor novas alternativas, especialmente aquelas em que o consumo de álcool não é recomendado.

QUANDO BEBER NUNCA DIRIJA

A campanha "Quando beber nunca dirija", aborda, de forma criativa e envolvente, situações causadas pelo excesso de confiança ao beber álcool. No filme, as estrelas automobilísticas, Daniel Ricciardo, Sergio Perez e Naomi Schiff, aparecem curtindo uma noite divertida com amigos e mostram como depois de algumas bebidas você pode começar a pensar que é um grande piloto -- assim como os profissionais. No entanto, no final da noite, os personagens voltam ao normal e fazem a escolha certa de não dirigir veículo algum e, em vez disso, entrar em um táxi.

Igor De Castro Oliveira, gerente sênior da marca Heineken 0.0 no Brasil, conclui:

"Estudos mostram que as pessoas ficam superconfiantes quando bebem e acreditam que são ainda melhores motoristas, mas é exatamente no momento em que você se sente um piloto profissional que não deve dirigir. O correto é encontrar uma alternativa de voltar para casa. Desde que estreou no universo do automobilismo, em 2016, a marca está comprometida com uma transmutação real em relação à combinação de álcool e direção”