Cervejarias de Curitiba apostam em growlers para aumentar produção

Garrafas de 1 litro facilitam consumo em maior escala nas residências ou festas

A Maniacs colocou os growlers no centro da estratégia (Foto: Divulgação)

Desde 2011, conforme levantamento do Ministério da Agricultura, o Paraná cresce cerca de 20% ao ano sua produção de cervejas artesanais. Estima-se que, só na Região Metropolitana de Curitiba, sejam produzidos 400 mil litros/mês, distribuídos entre 33 cervejarias. Protagonistas deste novo nicho de consumo cervejeiro como a cervejaria Maniacs – localizada no bairro Cabral, em Curitiba – têm se adaptado a uma nova realidade que pede mais: a dos growlers, as garrafas geralmente utilizadas como receptáculo para chopes artesanais, extraídos diretamente das torneiras.

Iron Mendes, CEO da marca, comenta:

“Estamos observando um crescimento da cultura da cerveja; logo, novas possibilidades no Brasil surgem a cada dia”Os growlers são uma nova forma que utilizamos para entregar chopp fresco aos nossos clientes. Nossos growlers de 1 litro permitem isso de uma forma muito prática.”

Com os growlers, é mais fácil ter o frescor daquele chope de bar – mantido em temperaturas baixas e com espuma cremosa – em um churrasco ou uma festa, por exemplo. Atualmente, a Maniacs oferece essa possibilidade nos rótulos Maniacs IPA, Belgian Wit, Craft Lager e Mad Maniacs Juicy IPA, todos estrategicamente desenvolvidos para um público exigente.

“O legal dessa história toda é a possibilidade de você ‘levar o bar para casa’: alguns dos chopes oferecidos são os encontrados nas 20 torneiras do Bar da Maniacs, aqui no Cabral. Eles são envasados por contrapressão, com a ideia de proporcionar a mesma qualidade em pontos de venda mais próximos dos clientes, como as padarias de bairro, casas de carne ou praças de alimentação em shoppings”, detalha Mendes.

Por se tratar de um produto fresco e não pasteurizado, ele precisa estar sempre refrigerado para não ter sua qualidade comprometida. Preservando o chope em condições ideais, sua validade é de 30 dias antes de aberto. O que garante sempre um produto de qualidade e fresco nos pontos de venda.

Escolhidos como rótulos principais da marca, o quarteto Belgian Wit, Craft Lager, Maniacs IPA e Mad Maniacs Juicy IPA é a essência desse novo projeto.

“São a melhor maneira de despertar o interesse de novos amantes por cerveja: agradam em cheio o público cervejeiro mais exigente, mas também convidam os iniciantes”.