Goose Island e Green Mining promovem em Pinheiros festival sustentável

Participantes, neste domingo, poderão fazer o descarte correto dos resíduos via logística reversa

Desde abril de 2019 (foto do início do projeto), ação ‘Rota do Vidro’ incentiva a logística reversa (Foto: Divulgação)

Atualizada, 4/6/2022, 10:40

Neste domingo (5), ocorre o Festival Pinheiros, organizado pelo Coletivo Pinheiros. A Goose Island, cervejaria consagrada de Chicago, do portfólio Ambev, e a Green Mining, startup de logística reversa inteligente, uniram-se para coletar as garrafas de vidro descartadas durante o festival.

Com muita diversão, arte, música, cultura, gastronomia e lazer, o que não vai poder faltar é uma boa cerveja para celebrar o aniversário do bairro paulistano, e é nessa hora que entra em ação o projeto “reduza e reuse”, criado para incentivar o uso e descarte consciente dos materiais, inspirando a comunidade a ser mais ativa e ecológica.

A iniciativa pretende recolher cerca de dois mil quilos de vidro, que serão enviados para o centro de reciclagem da Cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro.

Vanessa Nastari, gerente de marketing de Goose Island no Brasil, explica:

"O projeto tem um viés educativo para auxiliar as pessoas a fazerem o descarte correto dos materiais. A ideia é reduzir o volume de resíduos jogados de forma inadequada e aproveitar a coleta para reaproveitar o vidro em outras embalagens."

Na primeira edição, realizada em maio de 2019, a ação conquistou a marca de 1.391 quilos de vidro coletados e enviados para a reciclagem. Já no segundo Festival Pinheiros, que aconteceu em setembro do mesmo ano, 1.067 quilos do resíduo.

Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, finaliza:

"Assumir esse compromisso de envolver cadeias produtivas no fomento à economia circular é muito gratificante para nós, ainda mais em parceria com a Goose Island. Tenho certeza que será mais uma edição incrível do evento e com muita conscientização quanto ao descarte de embalagens pós-consumo."

O início da Rota do Vidro

Três anos atrás, em abril de 2029, a Goose Island havia anunciado ter uma nova parceira no Brasil com foco em logística reversa, para ajudar a solucionar um dos principais problemas do bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP): a dificuldade dos bares e restaurantes da região para descartar corretamente as garrafas e embalagens de vidro. Assim, ao lado da startup Green Mining, a cervejaria passou a recolher todos esses recipientes para enviar ao centro de reciclagem da Cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro.

Bairro natal do Brewhouse de Goose Island, localizado no Largo da Batata, Pinheiros se tornou um dos locais mais badalados da capital paulista. Mas, com tantos bares e restaurantes, como fica o descarte de resíduos, ainda mais no Brasil, onde menos de 50% das garrafas de vidro são recicladas?

Preocupada com as questões urbanas da região e por sua forte ligação com o local, a Goose Island tomou a iniciativa com um trabalho proativo de logística reversa desse material. Por meio da parceria com a Green Mining, um coletor, em uma bicicleta adaptada, percorre Pinheiros coletando as garrafas de vidro dos estabelecimentos parceiros e leva para uma central de recebimento no centro do bairro. A partir disso o material é encaminhado para a Fábrica de Vidros da Cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro, onde é processado e transformado em novas garrafas.

A Green Mining é uma startup paulistana que desenvolveu um sistema de otimização de hubs para a coleta de vidro. Ela faz parte da Aceleradora 100+ da Cervejaria Ambev. A iniciativa, lançada globalmente em junho de 2018 pela AB Inbev, selecionou, em parceria com o Pacto Global da ONU, pequenos e médios empreendedores com propostas inovadoras e disruptivas para algumas das principais questões socioambientais da atualidade.


Serviço

  • O quê: Festival Pinheiros
  • Quando: 5 de junho, domingo, das 9h às 19h
  • Onde: Rua dos Pinheiros e adjacentes, em São Paulo/SP
  • Quanto: entrada gratuita