Restaurante mais antigo do RS comemora 134 anos
/Gambrinus, no mercado público de Porto Alegre, é conhecido por pratos como o bolinho de bacalhau
ATUALIZADA, 3/10/2023, 16:32
Desde 1889, o restaurante Gambrinus, no mercado público de Porto Alegre, acompanha as transformações que moldaram a capital gaúcha ao longo das décadas. O que começou como um ponto de encontro para uma confraria de alemães conquistou o coração dos porto-alegrenses e está completando mais um ano de história nesta quinta-feira (5).
Na década de 1930, o restaurante esteve sob a gestão dos irmãos Finato. Em 1964, a história do Gambrinus tomou um novo rumo quando Antônio Dias de Melo assumiu a administração. Anos depois, seu irmão, João Dias de Melo, tornou-se parte da sociedade e, hoje, a tradição é mantida pelos filhos deles, que continuam a preservar a essência do local.
O atual proprietário, João Melo, compartilhou suas palavras sobre este marco.
Desde a sua abertura, o Gambrinus tem atraído moradores locais e visitantes de todo o país para saborear suas iguarias únicas. Reconhecido por seu icônico bolinho de bacalhau, cuja receita única perdura desde os tempos em que os portugueses assumiram o estabelecimento. Além disso, o restaurante oferece um cardápio diversificado que abrange peixes, carnes e pratos típicos da região.
A linha de cerveja lançada nos 130 anos
Em comemoração aos seus 130 anos, o restaurante Gambrinus está lançando novos rótulos próprios para sua linha de cervejas. O design foi pensado a partir de uma pintura feita por alemães e descoberta na parede do Gambrinus graças a uma reforma nos anos 90. Dentre as opções disponíveis em garrafas de 600ml estão Pilsen, Witbier, Red Ale, IPA e Weiss.
À época, o proprietário do restaurante, João Melo, explicou que a ideia foi eternizar a parede histórica e os 130 anos de tradição do Gambrinus em Porto Alegre e que as pessoas possam levar parte desta história para casa.
Sobre o layout, Melo analisou:
“Ao pensar no modelo comemorativo, queríamos resgatar a história do Gambrinus e nada melhor que usar uma pintura que conta parte da trajetória de proprietários do Gambrinus ao longo dos anos para eternizar o mesmo nos rótulos das cervejas.”
Ele também garantiu que a receita continua a mesma e o sabor original foi mantido, alterando apenas a embalagem do produto:
"Nossas cervejas seguem contando com a fórmula de sucesso original com os melhores maltes, lúpulos e fermentos encontrados no mundo e feitas através de processo totalmente artesanal, sem envolver nenhum tipo de conservante."
Os rótulos da linha e as bebidas foram confeccionados pela marca de cerveja artesanal local, Al Capone, em parceria com o restaurante.