10ª edição do FICC mostra a força da cerveja e da cultura de Minas

Evento em BH abre vendas com lote de ingressos a preço populares e opções gratuitas

O FICC 2023 trará como novidade a tecnologia do serviço do autoatendimento já conhecido em alguns Tapsbeer do mercado cervejeiro (Foto: Divulgação)

ATUALIZADA, 7/9/2023, 12:47

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o parque de Exposições da Gameleira recebe a 10ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). Um dos maiores eventos do país dedicado a cerveja e que envolve o trade do turismo, todo o mercado cervejeiro, movimentando ainda setores culturais e gastronômicos do estado de Minas Gerais. Mais de 150 rótulos estão escalados de diversas cervejarias convidadas até de outros estados. O evento sempre apresentou opções premiadas e destacadas das melhores marcas do mundo.

O FICC 2023 trará como novidade a tecnologia do serviço do autoatendimento já conhecido em alguns Tapsbeer do mercado cervejeiro. Esta edição terá como novidade atendimento totalmente automatizado através de máquinas que aceitam cartões.

Você passa no equipamento e ele libera a dose certa de sua cerveja. Entre as ações que compõe o evento está a feira do lúpulo, mostrando o crescimento do cultivo da planta no Brasil que em um passado não muito distante era impensável, sendo o lúpulo um ingrediente fundamental de boa parte das cervejas artesanais. Agora, este segmento já tem força e impressiona.

Haverá ainda feira de vinil, para os amantes da boa música impressa nas bolachas, e feira de empreendedores locais. Além dessas, para os amantes do Café, o projeto TOMEI GOSTO, criado pelo jornalista e comediante Mário Alaska, vai marcar presença com uma Feira de Café e afins.

Um marco dessa edição, está sendo parceria firmada com a Associação Brasileira de Criadores do Mangalarga Marchador que traz ainda mais força para o FICC, que trará com uma das atrações nos três dias o 1º Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais do Cavalo Mangalarga Marchador na modalidades de Ranch Sorting, Maneabilidade, baliza e tambores, trazendo o festival novamente para Gameleira. Em 2018 o evento já havia acontecido lá, e teve seu recorde de público com mais de 30 mil pessoas, sendo um local com estrutura completa para receber o público com conforto.

Na área gastronômica serão dez restaurantes convidados com uma atração especial: a Alameda do Fogo, onde seis estações de churrasco vão esquentar a festa. Haverá também vinhos e drinks.

Serão mais de trinta horas de evento e trinta bandas foram convidadas para subirem nos três palcos, sendo o principal o Palco FICC, o palco Confece, em homenagem a Confraria Feminina de Cerveja já tradicional em Belo Horizonte e o palco Street Hop que trará a energia e experiências dos músicos de rua inspirado na cidade americana de New Orleans.

Seis DJs foram convidados para os intervalos. Entre as bandas já confirmados temos: Audergang, Lurex, Velotrol, Carne Nua convidando Maurinho Berro D’água, Bronnco Billy e Rodrigo Borges e Ian Guedes representando a nova geração do Clube da Esquina, Be Souza, Little Buther, Osmar Sousa e Blues, Coisas da Rita com um tributo a Rita Lee, Back To Black com tributo a Amy Winehouse, Dias de Truta, Trinta Acústico, Ablusadas, Lady Vinil, Cianna, Glasgow9, Gritta, Ca$h, Viraruts, Thunder Blues entre outros nomes que ainda estão sendo confirmados. Jimmy Duchowny e Mark Lambert, com Jazz, diretamente dos EUA. Para as crianças terá pista de skate, espaço kids e escola de circo.

O festival nasceu em 2015 alavancado pelo auge do desenvolvimento do segmento de cervejas artesanais em Minas Gerais. O evento sempre reuniu as principais marcas de Minas Gerais e do Brasil com a proposta de proporcionar ao setor uma verdadeira imersão no mundo cervejeiro com congressos, workshops técnicos e científicos, convidando nomes importantes do segmento com alcance mundial. Palestrantes internacionais de quarto países diferente já marcaram presença em edições passadas e compartilharam com o público seu conhecimento.

Os números impressionam. Foram mais de 500 bandas nestas 9 edições. Mais de 20 palestrantes de quatro países diferentes. Foram mais de cem mil pessoas presentes no evento. Mais de mil profissionais diretamente envolvidos , mais de 500 rótulos diferentes. Na parte social, 15 toneladas de alimentos foram arrecadados.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Segundo o Sindcerv, Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, em 2022 aproximadamente 15,4 bilhões de litros foram produzidos no país. E Minas já é o terceiro estado do Brasil com maior número de cervejarias. De acordo com o Anuário da Cerveja divulgado em julho pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os mineiros superaram o estado de Santa Catarina no ranking nacional.

No ano passado, Minas ganhou 33 novas cervejarias e esse foi o fator que fez o estado superar Santa Catarina. Agora, são 222 estabelecimentos registrados aqui que superam os 215 dos catarinenses. São Paulo ainda lidera o número de cervejarias, com total de 387. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 310 cervejarias. Segundo o anuário do Mapa, no Brasil existem 1729 cervejarias funcionando em todo o país.

Os ingressos já estão disponíveis e há carga de lotes gratuitos, com entrada programada e combos com copo incluso.


Serviço

  • O quê: FICC 10 / 1° Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais do Cavalo Mangalarga Marchador
  • Quando: 15, 16 e 17 setembro
  • Onde: Parque de Exposições da Gameleira
  • Como: ingressos neste link e mais informações neste link