Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes tem edição em setembro

A 24ª edição do tradicional evento na cidade mineira está programada para de 18 a 26 de setembro de 2021

Por mais de 20 anos, eventos especiais e pratos exclusivos restaurantes oferecem se espalharam pela  cidade mineira (Foto: Divulgação)

Por mais de 20 anos, eventos especiais e pratos exclusivos restaurantes oferecem se espalharam pela cidade mineira (Foto: Divulgação)

O tradicional Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes tem sua 24ª edição entre 18 a 26 de setembro de 2021. O evento faz parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, que tem como premissa mapear a cadeia produtiva da gastronomia, da origem ao prato. Neste ano, o evento terá um formato diferente, combinando atrações digitais e experiências físicas na cidade.

As atrações digitais vão reunir conteúdos especiais e inéditos, produzidos em Tiradentes, com transmissão online e gratuita para todo o Brasil, na plataforma da Fartura. As experiências físicas serão conduzidas por chefs em restaurantes da cidade, servindo pratos e oferecendo menus criados especialmente para o evento com ingredientes locais. Confira abaixo a programação:

Atrações físicas

Tour Gastronômico - A tradição: receitas especiais

Durante todos os dias de festival, os restaurantes da cidade incluem em seus cardápios receitas especiais, criadas exclusivamente para a "grande festa da gastronomia brasileira".

Festim - Grandes chefs cozinhando juntos

Nos dias 24 e 25 de setembro, os chefes dos restaurantes Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz recebem os chefes Bel Coelho, Bruna Martins, Jorge Ferreira, Kátia Barbosa, Paulo Shin e Roberta Ciasca para, juntos, criarem menus festim, exclusivos, com entrada, prato principal e sobremesa.

Mercearia - A valorização do produtor e da cultura de Minas

Entre os dias 17 e 19 e 24 e 26 de setembro, no Largo das Forras, em Tiradentes, uma feira de produtos regionais mineiros contará com os seguintes expositores? Café Zalaz, Pé de Moleque Piranguinho, Queijo d'alatoa, Azeite Serra que Chora, Sítio Cambará, Apiário Flores de Minas e o Queijo Canto do Rio.

Tour Gastronômico Origem Minas - Receitas especiais com ingredientes especiais

Seis pratos especiais, criados e servidos por seis restaurantes, selecionados pela curadoria do Fartura, terão como base os ingredientes da região da Serra da Mantiqueira, que foram escolhidos durante a expedição "Origem Minas" do Fartura em parceria com o Sebrae/MG.

Fartura de Amor - Os chefs do festival preparam refeições para quem precisa

19 de setembro:

Almoço especial para os recuperados da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), instituição responsável pelo futuro restaurante Liberdade.

26 de setembro:

Almoço especial que será distribuído para a população em situação de vulnerabilidade social do Campo das Vertentes.

Atrações online

Música - O melhor da música instrumental brasileira

Mantendo a tradição do Festival Tiradentes, a curadoria musical do evento selecionou "grandes nomes da música instrumental brasileira" como Mestrinho, Gleison Túlio, entre outros, que estrelam uma programação de shows online, inéditos e gratuitos.

Artes cênicas - A melhor programação infantil

Uma seleção especial com vídeos de contação de histórias para a criançada.

Mercearia Fartura - Compre online produtos de pequenos produtores

A partir do dia 18 de setembro, compre produtos da região da Serra da Mantiqueira, selecionados durante a exposição "Origem Minas"do Fartura em parceria com o Sebrae/MG e da região de Campo das Vertentes, selecionados pela curadoria Fartura "Da Origem ao Prato". Disponível no www.farturabrasil.com.br

Dicas de Chef - Aprenda os segredos culinários que farão toda a diferença nas suas receitas

A partir de 18 de setembro

Os chefes que participam do Festival Tiradentes compartilham vídeos com dicas especiais e técnicas que usam na cozinha no dia a dia no canal do Fartura no YouTube.

Expedição Fartura Projeto Origem Minas - Websérie em 6 episódios

18 a 23 de setembro

Os participantes "viajam" com o Sebrae/MG para a Serra da Mantiqueira, para conhecer a história de seis produtos e produtores da região que serão contadas a cada episódio da websérie no canal do Fartura no YouTube.

Aulas show - Todos os segredos da gastronomia mineira

De 18 a 26 de setembro, chefe e cozinheiros mineiros ministram aulas e oficinas especiais, nas quais apresentam técnicas e receita. Todas as aulas são gratuitas e online pelo canal do Fartura no YouTube.

A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura que já percorreu o Brasil inteiro coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas. Além disso, a presença dos festivais Fartura em todas as regiões do país consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país.


Serviço

  • O quê: 24º Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes
  • Quando: 18 a 26 de setembro de 2021
  • Como: Como: mais informações na plataforma Fartura Brasil