Fartura lança novo site, websérie e 5º livro

Plataforma de gastronomia conecta quem aprecia, cozinha, produz e investe na área

O festival Fartura percorre o país - na imagem acima Porto Alegre (Foto: Denison Fagundes/Divulgação)

O festival Fartura percorre o país - na imagem acima Porto Alegre (Foto: Denison Fagundes/Divulgação)

A gastronomia é um patrimônio cultural e uma grande riqueza do Brasil. O projeto Fartura – Comidas do Brasil tornou-se uma plataforma completa com o objetivo de mapear a cadeia gastronômica, integrar todos os elos e compartilhar esse conhecimento com o público. Para isso, o projeto lança seu novo site (farturabrasil.com.br), a websérie Fartura - É do Brasil e o 5° volume do livro Fartura – Expedição Brasil Gastronômico, de autoria de Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz.

Ao navegar no novo site, o público conhece a história do Fartura, assiste os premiados vídeos e tem a possibilidade de comprar os livros da Expedição Fartura – que já passou por todos os estados e Distrito Federal. Além de acompanhar as datas e programação dos Festivais Fartura, que em 2019 já passaram por Belém e Brasília e ainda vão ocorrer em São Paulo (agosto), Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro), Porto Alegre (outubro), Fortaleza (novembro) e Lisboa (novembro).

Para quem aprecia a culinária, receitas legítimas levantadas direto na fonte, vídeos e matérias (em texto e áudio) de personagens encontrados em todo o país. Para quem cozinha, os segredos e truques para cada prato, conteúdos de especialistas e um mapeamento de todos os chefs parceiros. Para quem produz, o site reúne um banco de dados de pequenos e grandes produtores de todo o Brasil. E para quem investe em experiência, memória afetiva, na conexão de territórios e cultura, o site do projeto Fartura – Comidas do Brasil também é um importante canal.

Com o lançamento do novo site, também estreia no canal do Youtube, a websérie Fartura – É do Brasil. A primeira temporada tem sete episódios gravados em diferentes cidades brasileiras. Na série, um chef local apresenta a um convidado de outra região a culinária e cultura de sua cidade. O primeiro episódio acontece em Belém, protagonizado pelo anfitrião Paulo Anijar e pelo mineiro Caetano Sobrinho. A dupla percorre o tradicional mercado Ver-o-Peso, mostrando a diversidade de peixes e temperos do Pará, conhece as histórias das boieiras e outros personagens e, é claro, prepara e degusta pratos regionais.

O livro, assinado pelo então curador gastronômico do projeto Rusty Marcellini e pelo diretor Rodrigo Ferraz, é fruto da Expedição Fartura, que já viajou mais de 75 mil km em todo o território nacional pesquisando a gastronomia. O 5° volume é o último da coleção, que fecha o Brasil, contemplando os estados Paraíba, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O livro traz histórias de personagens e tradições das culinárias locais de cada estado visitado, além de belíssimas fotografias e, é claro, receitas. Rusty Marcellini conta:

“Algo que me impressionou nas regiões fronteiriças foi o quanto as culturas de outros países influenciam na gastronomia. Em Corumbá, por exemplo, encontramos elementos do Paraguai, enquanto em Rondônia, a cultura boliviana está bem presente. Outra coisa que marcou foi a importância do bode no interior da Paraíba e como eles sobrevivem à seca, além do impacto social que sentimos ao sair do Norte para o Sul, quando fomos para Santa Catarina, que é um dos estados mais ricos do Brasil.”

As expedições continuam, agora sob curadoria da jornalista e crítica gastronômica Luiza Fecarotta, neste segundo momento se aprofundando e se atualizando em cada localidade que percorre.

Rodrigo Ferraz complementa:

“Com esse 5° livro fechamos um ciclo no Fartura, pois mapeamos todo o Brasil. E a leitura desta obra é uma oportunidade de conhecer o Brasil de verdade. Temos que enaltecer as coisas boas do nosso país, a gastronomia é uma delas e essa coleção mostra isso muito bem.”

Os cinco volumes da coleção Fartura – Expedição Gastronômica estão à venda nas principais livrarias e pelo site.

O projeto Fartura faz um trabalho de mapear a cadeia produtiva gastronômica, criar conexões entre os integrantes dela e disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram 75 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 250 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.

Entre outros prêmios, o Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.