Maniba e Dogma lançam cerveja colaborativa

Black Deal, união da Black "Metal" IPA e da Cafuza, é uma Double Black IPA

As equipes da Maniba e da Dogma brindam à colaborativa (Foto: Divulgação)

Duas das mais celebradas Black Ales do Brasil se mesclaram em uma receita, uma cerveja colaborativa entre a Maniba e a Dogma. Da união da Black "Metal" IPA, da marca gaúcha, com a Cafuza, da paulista Dogma, resultou a Black Deal. Pelos seus criadores, foi definida como Double Black IPA, com seus quase 10% de teor alcoólico e alto amargor.

O primeiro lote foi produzido em conjunto, em fevereiro, para ser lançado no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), e em alguns bares, exclusivamente em barril. Agora, na segunda etapa desta colaborativa, cada cervejaria produzirá o próprio lote, a ser oferecido em latas pela Dogma e garrafas pela Maniba, cada um mantendo sua identidade, tanto na cerveja, que tem variações na receita (confira abaixo), quanto no visual.


As duas versões da Black Deal

Entre a Maniba e a Dogma, a Double Black IPA varia no teor alcoólico, no nível de amargor e no formato de distribuição:

Dogma The Black Deal

  • Teor alcoólico: 8,2%
  • Amargor: 70 IBUs
  • Formato: lata 473ml

Maniba Black Deal IPA

  • Teor alcoólico: 9,8%
  • Amargor: 80 IBUs
  • Formato: garrafa 500ml
 

Assim os criadores da Black Deal definiram a experiência, em um texto descontraído:

"Cervejas colaborativas já são muito comuns por todo o Brasil. Sejam elas feitas através de amizade, parcerias comerciais, ideologia ou proximidade entre as cervejarias. Mas e se uníssemos duas das melhores cervejas dentro de seu estilo? Há alguns anos atrás essas duas cervejas eram postas frente a frente diante da preferência do consumidor, travando uma batalha entre dois grupos adoradores desse líquido negro e lupulado. Para dar uma trégua e trazer um pouco de paz a esses grupos, as mentes pensantes da Maniba e Dogma resolveram fazer um trato, uma negociação, um pacto... Ou como gostamos de chamar... Um Black Deal! A Black Deal é o resultado dessa união entre Black "Metal" IPA e Cafuza, Dogma e Maniba... Uma Double Black IPA com mais corpo, aveludada e extremamente lupulada. Com seus 80 IBUs e 9,8% de teor alcoólico a Black Deal vem para redefinir o que você entende por cerveja escura e lupulada."