Daoravida produz na Europa novas cervejas colaborativas

Cardinalis e Uruvaia são parcerias com a Dois Corvos e a Birrificio del Ducato

Wagner Falci, da Daoravida, com Giovanni Campari, da Birrificio del Ducato (Foto: Divulgação)

Wagner Falci, da Daoravida, com Giovanni Campari, da Birrificio del Ducato (Foto: Divulgação)

A Daoravida, cervejaria artesanal criada por Wagner Falci e Michele Gimenez, retornou à Itália neste mês de fevereiro para produzir mais uma colaborativa com uma das cervejarias mais premiadas da Europa, a Birrificio del Ducato, e para iniciar uma parceria em Lisboa, com a Cervejaria Artesanal Dois Corvos.

Em Portugal, ocorre a produção da colaborativa Cardinalis, uma cerveja no estilo Brazilian Juicy Ipa com Kiwi.

O cervejeiro falou sobre o interesse despertado pelo proprietário da Dois Corvos:

“Assim que entramos em contato e apresentamos a ideia do que entendemos por Brazilian Juicy Ipa para Scott, ele topou no mesmo minuto para produzir a colaborativa.”

A escolha da fruta, para a produção da cerveja, foi devido à grande produção de kiwi que o país tem.

“Portugal é considerado o 10º maior produtor de kiwi do mundo e ao pesquisar sobre frutas da região nós decidimos adicionar ela, já que o estilo que adotamos, Brazilian Juicy Ipa, tem uma cara mais tropical”, complementa Falci.

Já com a fruta definida e a receita elaborada, chegou o momento da escolha do nome. Para Daoravida toda cerveja da marca tem que ter uma história particular ou um significado e, com essa não poderia ser diferente:

“Estava lendo certa vez sobre a produção de kiwi e me deparei com o nome muito interessante de uma joaninha, Cardinalis. Essa joaninha é utilizada pelos produtores nas lavouras para combater os fungos predadores da plantação.”

O paradeiro seguinte após a produção em Lisboa foi a Itália, onde a convite da cervejaria Birrificio del Ducato faz a segunda colaborativa com a marca italiana. A bebida ganhará o nome de Uruvaia, uma cerveja no estilo Brazilian Juicy Ipa com Lichia. A parceria entre as cervejarias surgiu após a primeira colaborativa, a Akayá, produzida e vendida nos principais Pubs italianos e nos bares de cerveja artesanal do Brasil.

Cardinalis e a Uruvaia têm em comum o estilo Brazilian Juicy Ipa, adotado pela Daoravida na produção da primeira colaborativa com a Birrificio del Ducato.

“As colaborativas são inspiradas no estilo New England Ipa nos quesitos de aroma, sabor e amargor baixo. Também apresentam maior drinkability, possuem corpo mais leve e contém adição de frutas que interagem e harmonizam com a seleção de lúpulos da receita, dando uma cara tropical”, complementa o cervejeiro.

Além das colaborativas, a Daoravida participou pela primeira vez como expositora de um festival internacional de cerveja artesanal. Wagner Falci participou do Beer Attraction, em Rimini na Itália, entre os dias 17 e 20 de fevereiro, a convite da Birrificio del Ducato. Na oportunidade fizeramo lançamento da Uruvaia e no dia 23 é a vez do lançamento nos principais bares de Roma.