Daoravida e cervejaria italiana lançam colaborativa no Mondial

Akayá, produzida com a Del Ducato, é uma New England IPA ítalo-brasileira com cajá

A parceria nasceu no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, onde a Daoravida chamou a atenção de cervejeiro italiano (Foto: Divulgação)

A parceria nasceu no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, onde a Daoravida chamou a atenção de cervejeiro italiano (Foto: Divulgação)

Em março de 2017, a cervejaria Daoravida conquistou no Festival Brasileiro de Cerveja em Blumenau (SC), além de um prêmio, uma parceria internacional. Em menos de um ano, a colaborativa Akayá foi produzida em terras italianas e brasileiras. A nova cerveja estreia no Brasil no Mondial de La Bière, que ocorre entre 11 e 15 de outubro no Rio de Janeiro, e em um evento de lançamento no Empório Alto de Pinheiros em São Paulo, no dia 18 deste mês.

O prêmio foi o de melhor cerveja no estilo California Common, com a Commonzinha - Mas nem tanto. Esse rótulo e a Minine (Juicy Session IPA), principalmente, chamaram a atenção do Giovannni Campari, dono da Birrificio del Ducato e um dos jurados do festival. Campari até gravou um vídeo para as redes sociais da Daoravida falando sobre a cerveja, um mês depois a colaborativa foi marcada.

Wagner Falci, da Daoravida, comenta:

“Ficamos muito felizes com a oportunidade e começamos a pensar em como fazer uma cerveja gostosa com um toque do nosso país. Foi assim, que decidimos produzir uma New England IPA com cajá e chamá-la de Akayá, que significa cajá em tupi-guarani. Por incrível que pareça, conseguimos distribuidores da fruta na Itália e a produção foi superlegal. O Giovanni entende muito do mercado artesanal, aprendemos muito com ele.”

Após o evento, a Akayá estará disponível em todo o Brasil.

Akayá

  • Amargor: 60 IBUs
  • Teor alcoólico: 6,5%
  • Dry Hopping com lúpulos Citra e Yellow Sub
  • Adição de cajá na maturação

A Daoravida

A Daoravida foi concebida de maneira despretensiosa por Wagner Falci e Michele Gimenez, um casal apaixonado por cerveja. Lançada oficialmente em novembro de 2015 pelo clube de cervejas Hop Hunters, a Daoravida hoje conta com 10 rótulos de cervejas que já são encontradas em todo Brasil e um prêmio de melhor cerveja na categoria California Common com a Commonzinha no Festival Brasileiro de Cerveja 2017, em março, em Blumenau (SC), e medalha de prata na categoria Black IPA, com a cerveja 78, na etapa brasileira do World Beer Awards 2017, na Inglaterra.

Entre os principais estilos da marca estão a Minine (Juicy Session IPA), {78} IBA (India Black Ale), Labirintite (inspirada no estilo Belgian Tripel) e Commonzinha, entre outras que, apesar de extremas, são equilibradas.