Pinhais recebe o Curso de Brewpub: Planejamento e Operação

Aulas são ministradas pela Beer Business, que ressalta as vantagens do modelo de negócio

Curso tem duração de oito horas (Foto: Divulgacão)

Curso tem duração de oito horas (Foto: Divulgacão)

A Beer Business, empresa de consultoria técnica e gestão de negócios para mercado cervejeiro, estará em Pinhais, na Grande Curitiba, no dia 30 de junho, com o curso Brewpub: Planejamento e Operação, em parceria com a Unicesumar de Pinhais. Na véspera, 29 de junho, haverá uma turma do curso Plano de Negócios para Cervejaria Cigana (mais detalhes abaixo).

Um brewpub é um estabelecimento que fabrica e comercializa sua cerveja no mesmo local e, em geral, também tem uma estrutura de gastronomia. Apesar de já estar bastante difundido no Exterior, esse modelo de negócios ainda dá os primeiros passos no Brasil, e chama atenção pelas diversas vantagens para a cervejaria. Uma delas é a aproximação com o público consumidor, que pode degustar as cervejas da casa no local onde elas são produzidas. Além disso, muitas vezes, os visitantes podem visualizar os equipamentos ou, mesmo, acompanhar o processo de produção. Outra vantagem é que a comercialização no local elimina custos de envase, armazenamento e logística.

No curso são abordados os aspectos legais, operacionais e de gestão relacionados à abertura de um brewpub. O objetivo é esclarecer aos alunos os pontos fundamentais de uma estrutura capacitada para a gastronomia e a produção de cervejas de forma conjunta, aproveitando, ao máximo, os benefícios fiscais e operacionais desse modelo de negócio.

Já o curso Plano de Negócios para Cervejaria Cigana (29 de junho), que já esteve em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Vitória, tem o objetivo de capacitar o aluno a tomar decisões relativas aos aspectos operacionais, comerciais e financeiros da terceirização da produção de cervejas artesanais e avaliar a viabilidade do negócio.

Entre os tópicos abordados estão o contrato de terceirização, a propriedade das receitas, custos de terceirização, registro no MAPA, registro de marca, rótulos e embalagens, além de exemplos com cálculos de impostos, explicações sobre o Simples para cervejarias, o investimento necessário e o tempo de retorno de investimento.

Os dois cursos ocorre na sede da Unicesumar, das 8h30min às 18h. Com carga horária de oito horas, ambos os cursos são direcionados para investidores, cervejeiros caseiros que desejam profissionalizar suas produções, e proprietários de microcervejarias que estejam interessados em otimizar suas estruturas para recepção de visitantes e para a prestação de outros serviços.


Serviço

  • O quê: cursos Plano de Negócios para Cervejaria Cigana (dia 29) e Brewpub: Planejamento e Operação (dia 30)
  • Quando: 29 e 30 de junho de 2019, das 8h30min às 18h
  • Onde: Unicesumar (Av. Ayrton Senna da Silva, 2650 - Centro, Pinhais/PR)
  • Quanto: R$ 700 cada curso (alunos Unicesumar, Associados da Acerva PR, ex alunos, grupos ou participação nas duas turmas consultar os descontos)
  • Quem: os instrutores são Taline Mendes (especialista em Gestão e Gastronomia pela Unisinos e consultora em Identidade Empresarial e Gestão de Operações Gastronômicas) e Filipe Bortolini (sócio da Arnesto Brewery Cave – Microcervejaria Cigana e Brewpub e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos)
  • Como: informações e inscrições no site da Beer Business