Cruls e Corina lançam Arraiá

Cerveja tem adição de pé-de-moleque e amendoim, sob inspiração das festas de São João

Colaborativa é uma Wee Heavy, estilo clássico escocês, com 8,5% de teor alcoólico (Foto: Divulgação)

Colaborativa é uma Wee Heavy, estilo clássico escocês, com 8,5% de teor alcoólico (Foto: Divulgação)

As cervejarias Cruls e Corina, ambas do Distrito Federal, lançam mais um rótulo colaborativo: Arraiá, uma Wee Heavy, estilo clássico escocês, com 8,5% de teor alcoólico e que leva pé-de-moleque e amendoim na receita. Marcos de Paula, gerente de inovação e de qualidade da Cruls, explica que a ideia da Arraiá surgiu a partir das festividades de São João: na receita, foram utilizados 20 quilos de pé-de-moleque, vindos de Piranguinho/MG, cidade tida como a capital do doce, e outros 15 quilos de amendoim para infusão.

“Nós decidimos fazer uma cerveja que pudesse ser praticamente um pé-de-moleque líquido. Foi assim que chegamos à escolha do estilo Wee Heavy. Podemos dizer que, sensorialmente, esse é um estilo que permite uma aproximação com aquilo que era o nosso objetivo: uma cerveja de textura untuosa, oleosa mesmo, com notas de caramelo, toques de rapadura, amendoim e um agradável aquecimento alcoólico”, diz Marcos.

Tiago França, mestre-cervejeiro da Corina, conta que a escolha do estilo da cerveja também se deu pelo clima do Distrito Federal nesta época do ano, explicando que cervejas mais alcoólicas combinam com temperaturas mais baixas, além de ressaltar toda identificação que a Arraiá promove com as comidas e bebidas típicas das festas de São João.

“Tivemos diversas ideias, mas o pé-de-moleque foi a que achamos mais interessante por dois motivos: maior potencial alcoólico, justamente por conta da rapadura utilizada na composição do doce, mas também o amendoim, que tem sua intensidade aromática muito bem reconhecida. Nesse sentido, escolhemos uma base de cerveja Wee Heavy porque seria uma forma de sustentar a intensidade do amendoim sem interferir no sabor dele”, comenta Tiago.

Esta é a quarta cerveja colaborativa entre as cervejarias Corina e Cruls, que também assinam o rótulo Véi, do estilo Hop Lager, feito em homenagem aos 60 anos de Brasília; Seu Abóbora, uma Pumpkin Ale preparada especialmente para as celebrações de Dia das Bruxas; e Desjejum, uma Imperial Sour feita com granola e salada de frutas.


Serviço:

  • O quê: Corina & Cruls Arraiá, Wee Heavy com adição de pé-de-moleque e infusionada com amendoim
  • Como: disponível em chope e em garrafas 500ml no Galpão da Corina e no site da Cruls