Cervejarias Cruls e Corina lançam Desjejum

Imperial Sour que recebe granola e salada de frutas está disponível em lata e chope

A receita reúne castanhas de caju e do Pará, amêndoas, semente de abóbora, linhaça dourada, fitas de coco, aveia, melaço de cana, flocos de tapioca, açúcar de coco, óleo de girassol, banana, mamão & laranja (Foto: Divulgação)

A receita reúne castanhas de caju e do Pará, amêndoas, semente de abóbora, linhaça dourada, fitas de coco, aveia, melaço de cana, flocos de tapioca, açúcar de coco, óleo de girassol, banana, mamão & laranja (Foto: Divulgação)

As cervejarias Cruls (DF) e Corina (DF) lançam nesta quinta-feira a cerveja Desjejum, uma Imperial Sour (cerveja ácida) com 7,7% de teor alcoólico e que recebe granola e salada de frutas na composição. A novidade já está disponível em latas e em chope (a cerveja está disponível no Galpão da Corina e no site da Cruls).

Marcos de Paula, gerente de inovação e de qualidade da Cruls, conta que as duas cervejarias haviam percebido que há mercado no Distrito Federal para cervejas ácidas mais potentes. A partir dessa motivação, as duas equipes passaram a desenvolver a receita em conjunto.

. “Nós já tínhamos tido a ideia de criar algo que remetesse a salada de frutas. A partir desse norte, buscamos uma mistura de elementos que trouxesse esse sensorial. Fizemos vários testes junto ao nossos parceiros da Sucopira e chegamos a esse resultado que foi o que mais nos agradou: laranja, mamão, banana e um pouquinho de beterraba apenas para cor. Diria que essa cerveja parece o suco que fica na salada de frutas, uma união de todos os aromas e sabores”, diz Marcos.

Tiago França, mestre-cervejeiro da Corina, explica que, por se tratar de uma cerveja com acidez e teor alcoólico mais altos, o processo de brassagem (produção da cerveja), fermentação e maturação inspiram alguns cuidados especiais.

“Estamos falando de uma Imperial Sour. Nessa categoria de cervejas, na parte de fermentação, por exemplo, a levedura vai encontrar um meio ácido, com álcool elevado e repleto de frutas adicionadas. Isso demandou uma adição maior de levedura e fez com que fosse necessário um monitoramento mais atencioso da atividade fermentativa ao longo de todo processo”, comenta Tiago.

Este é a terceira cerveja colaborativa entre as cervejarias Corina e Cruls, que também assinam o rótulo Véi, do estilo Hop Lager, feito em homenagem aos 60 anos de Brasília, e a Seu Abóbora, uma Pumpkin Ale preparada especialmente para as celebrações de Dia das Bruxas.

A receita reúne castanhas de caju e do Pará, amêndoas, semente de abóbora, linhaça dourada, fitas de coco, aveia, melaço de cana, flocos de tapioca, açúcar de coco, óleo de girassol, banana, mamão & laranja. A cerveja ácida tem 7,7% de teor alcoólico.