Copo do Mondial de La Bière 2017 tem erro de medição

Organização orientou expositores a compensar erro de marcação de 125ml

Medição de 125ml na verdade corresponde a 100ml, e o copo de 300ml é cheio até a borda, incluindo colarinho (Foto: Divulgação)

Iniciado na quarta-feira, o Mondial de La Bière Rio 2017 enfrenta em seu segundo dia uma crise em razão do erro na marcação da medição do copo do evento. No início da tarde desta quinta-feira - feriado e, portanto, um dia de mais movimento -, a organização lançou um comunicado via redes sociais, em que afirmou estarem os expositores orientados a como fazer o serviço na medida certa:

"Aos nossos visitantes, informamos que foi identificado um erro na marcação de 125ml do copo do evento, confeccionado pela Cisper/Owens-lllinois. Nossos expositores já estão orientados sobre como fazer o serviço na medida correta. A fabricante dos copos Cisper/Owens-lllinois irá se pronunciar em breve sobre o ocorrido."

A marcação de 125ml corresponde, na verdade, a 100ml. Além desse fato, visitantes do festival usaram as redes sociais para reclamar que o copo, com sua capacidade de 300ml, considera inclusive o colarinho da cerveja, até a borda.

À noite a Cisper postou em suas redes o seguinte comunicado:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informamos aos visitantes do 5ª Festival Internacional de Cervejas – Mondial De La Biere, que a Owens-Illinois representada por sua divisão de utilidades domésticas com a marca Cisper; foi notificada que haveria na decoração de alguns copos uma divergência na marcação da capacidade indicativa de 125 mililitros (ml). Esse tipo de ocorrência foge aos padrões internacionais que utilizamos para garantir a qualidade empregada em nossos produtos. Estamos averiguando e tomando as medidas necessárias para identificar o que houve no processo decorativo que poderia ter gerado tal fato. As medidas informativas, de modo a não prejudicar a execução do evento, tanto para expositores, quanto para os visitantes, já foram tomadas e comunicadas publicamente pela organização do evento. Esclarecemos, ainda, que a decoração indicativa dos copos na segmentação industrial é uma referência indicativa e não uma especificação técnica, podendo haver divergências mínimas que oscilam em até 04 milímetros. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos e esperamos seguir com a boa continuidade do evento e das parcerias em prol do segmento de cervejas.

Abaixo a reprodução do comunicado da organização do Festival, anterior ao comunicado da Cisper:

Reprodução do post do comunicado na fanpage do Mondial de La Bière Rio e de parte dos comentários publicados até a tarde desta quinta-feira, 12 de outubro