Copa Guaraní tem categoria dedicada ao lúpulo brasileiro

O evento ocorre de 5 a 11 de agosto, recebe inscrições até 1º de agosto

Cultivo do lúpulo no Brasil, que vem se consolidando nos últimos anos, ganha uma vitrine internacional (Foto: divulgação)

ATUALIZADA, 9/7/2024, 12:08

Um concurso internacional de cervejas terá uma categoria dedicada exclusivamente a produções com lúpulo brasileiro. O pioneirismo é da Copa Guaraní de Cervezas, fruto de uma parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo).Em sua terceira edição internacional, a Copa Guaraní reunirá em Assunção, no Paraguai, mais de 60 juízes especialistas de pelo menos 20 países para julgar as mais de mil amostras esperadas. Organizado pela Acerva Paraguay, o evento será realizado de 5 a 11 de agosto. A programação inclui um festival.

Tanto cervejarias quanto cervejeiros caseiros podem competir na categoria Brazilian Hop Beer, que consiste em qualquer estilo base com destaque para o sensorial de lúpulos brasileiros. O insumo nacional também estará presente nas premiações para as categorias Best of Show (melhores cervejas da competição), como parte da parceria com a Aprolúpulo.

Será uma grande oportunidade de apresentar o lúpulo brasileiro para a comunidade cervejeira de toda a América Latina. Vários dos principais especialistas em cerveja do continente terão a chance de avaliar cervejas em que o insumo produzido aqui é o grande protagonista. Esperamos que seja mais um passo na abertura de mercado para o lúpulo nacional.
— Daniel Leal, vice-presidente da Aprolúpulo

O lúpulo brasileiro vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Segundo dados do Mapa do Lúpulo Brasileiro, produzido pela Aprolúpulo, o volume produzido no Brasil entre 2022 e 2023 chegou a 88 toneladas, 203% a mais do que o registrado no ano anterior. Já a área cultivada avançou 133%, totalizando 111,8 hectares. O insumo nacional também vem se destacando por sua qualidade, muitas vezes equivalente ou até superior à do que é importado.

Presidente da Acerva Paraguay, Francisco Montanaro, comemorou a parceria e a possibilidade de geração de novos negócios a partir deste movimento pioneiro da Copa Guaraní.

O Paraguai é muito próximo do Brasil não só em fronteira e cultura. Aqui, consumimos muitos serviços e produtos brasileiros, então acredito que seja um passo importante para negócios e investimentos futuros.
— Francisco Montanaro, presidente da Acerva Paraguay

As inscrições da Copa Guaraní vão até 1º de agosto, com o valor de US$ 50 por amostra. O Brasil conta com pontos de recepção de amostras no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Foz do Iguaçu. Confira abaixo os links para inscrição:

Cervejaria: clicar aqui

Cervejeiro caseiro: clicar aqui

Confira no texto os links para inscrição no concurso (Foto: Divulgação)