Brasil, EUA e Chile, os grandes ganhadores da Copa Cervezas de América 2016
/Na 5ª edição da competição, Brasil é o país com mais com medalhas (79), das quais 17 de ouro
Durante uma semana, 1.043 cervejas artesanais das Américas, e algumas da Europa, foram avaliadas por juízes nacionais e internacionais, na quinta edição da Copa Cervejas da América, anualmente realizada em Santiago do Chile. O Brasil foi o país que ganhou o primeiro lugar com 17 medalhas de ouro, 23 de prata e 39 de bronze, sendo a Bien Hoff Pilsner eleita a Melhor Cerveja Brasileira. Enquanto isso, a Noi foi reconhecida como Melhor Cervejaria Brasileira, com dois ouros, uma prata e dois bronzes. Para conferir a premiação completa, clique aqui.
Os Estados Unidos, por sua vez, conquistaram 27 medalhas, das quais três de ouro graças às cervejas Double Bock, Irish Red e Stony Brook Red. O país também ganhou uma prata pela cerveja Whitewater IPA e um bronze pela Utopias 2015. Além disso, a cervejaria "Boston Beer Company" distinguiu-se como a "Melhor Cervejaria Estadunidense".
Das 120 inscritas do Chile, donos da casa, 12 ganharam medalhas, colocando o país em terceiro lugar na lista geral de ganhadores. As medalhas de outro foram para as cervejarias Kross, Metropolitana S.A, Principal, Cerveza del Puerto, Granizo, Szot e Zigurat, enquanto que as cervejarias Jester y Metropolitana S.A, ganharam medalhas de prata. Por último, as medalhas de bronze foram para as cervejarias Bulnes, Kross e Kuntsmann.
O presidente da Copa Cervejas da América, Daniel Trivelli, destacou:
"Essa foi uma das melhores edições do torneio. Tivemos representantes de todo o continente e vimos que a qualidade e o nível das cervejas se elevou em todos os países. Estamos muito felizes porque vimos que essa bebida foi se consolidando e se instalando na mesa das pessoas."