As melhores cervejas caseiras do Paraná
/Do total dos 140 rótulos inscritos no concurso, nove vencedores vão participar da Copa Acerva Brasil
Atualizada, 16/10/2021, 10:50
Realizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva), o X Concurso Paranaense de Cervejas Feitas em Casa concedeu a medalha de ouro do "Best Of Show", que define os três melhores rótulos do evento, para o curitibano Jean Nascimento, que produziu a cerveja "Grand Cru 2019", no estilo Wild Specialty Beer. O julgamento ocorreu no segundo final de semana de outubro, em Curitiba (PR), na sede de Gastronomia do Centro Europeu, instituição que nesta edição foi parceira da Acerva na organização do concurso.
"Foram anos produzindo e estudando sobre cervejas, sobre os insumos, fermentos e processo de produção com o meu parceiro Wagner Stumpf. Essa cerveja ficou maturando mais de um ano e oito meses no barril, além de aproximadamente um ano na garrafa até o concurso", afirma o vencedor.
A prata foi para Foz do Iguaçu, com o cervejeiro Plati Pedraja. Ele fez a cerveja "Arlovi Rauchbier", no estilo Rauchbier. O bronze está em Maringá, com Flávio Meneguetti, que fez a cerveja "Meu Porão", no estilo Kellerbier.
Do total dos 140 rótulos inscritos no concurso, nove vencedores vão participar da Copa Acerva Brasil. Foram classificados os ouros de cada categoria, entre elas: Lagers claras; Amber Lager, Dark Lager & Bock; Pales Ales; IPAs e Amber Ale & Brown Ale.
De acordo com o vice-presidente da Acerva e diretor de prova, Daniel Dallagassa, o nível das amostras inscritas foi surpreendente:
"Eu nunca tinha visto um Best Of Show com um nível tão alto. A cerveja que ganhou é envelhecida em barril e tem uma dificuldade técnica enorme em ser feita. O cervejeiro entregou uma bebida em padrão de classe mundial. Foi excepcional."
O presidente da associação, Lenir Filho, afirma que a expectativa de premiação das cervejas paranaenses na Copa Brasil é alta:
"Os resultados expressam uma franca evolução do cervejeiro caseiro, com cervejas cada vez mais elaboradas e bem executadas."
Rogério Gobbi, diretor Acadêmico do Centro Europeu, destacou:
"Foi uma experiência única poder abrigar em nossa estrutura de gastronomia, um concurso dessa grandeza, além de contribuir com a divulgação e valorização da cerveja artesanal, considerando ainda, que há mais de 6 anos o Centro Europeu incluiu em seu portfólio, o curso de Beer Sommelier & Home Brewer, pois sempre acreditamos no crescimento e na profissionalização desse setor. Esse concurso vem coroar nossa aposta."
O resultado de cada categoria está disponível neste link. A 1ª Copa Brasil ocorrerá em Brasília, entre os dias 6 e 7 de novembro.
Aprenda a fazer cerveja artesanal
Os amantes de cervejas que desejam se especializar podem ingressar no Curso Beer Sommelier & Home Brewer que é oferecido nos formatos presenciais e online pelo Centro Europeu. Além de preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, o curso ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida.
São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e contamos também com técnicas de serviços da bebida e glassware - adequação de taças à bebida. Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.