A transmissão ao vivo do Concurso Brasileiro de Cervejas

O concurso é uma das principais atrações paralelas do Festival Brasileiro da Cerveja (Foto: Divulgação)

A cerimônia de premiação do Concurso Brasileiro de Cervejas 2019, nesta terça-feira, 12, será transmitida ao vivo pelo jornal O Município Blumenau, em parceria com a Trilha Filmes.

Com cinco câmeras e 10 profissionais envolvidos na produção, o programa vai mostrar em tempo real a expectativa dos participantes e a festa dos vencedores. Além disso, vai analisar os resultados e projetar o Festival Brasileiro da Cerveja, com o auxílio de especialistas e organizadores do evento.

Para acessar a transmissão, basta acessar omunicipioblumenau.com.br a partir das 19h15min ou ir direto à página de Facebook de O Município Blumenau. A festa de premiação será no Bela Vista Country Club e é restrita a participantes e convidados.

O editor de O Município Blumenau, Evandro de Assis, destaca:

"Esse programa vai permitir que cervejeiros e familiares de cervejeiros de outros estados acompanhem o resultado do concurso ao vivo."

Terceiro maior concurso do planeta em número de rótulos, o evento de Blumenau teve mais de 3,1 mil rótulos inscritos por mais de 500 cervejarias. São 120 jurados avaliando desde sábado, 9, bebidas de 156 estilos diferentes.

O Festival Brasileiro da Cerveja é uma realização da prefeitura de Blumenau, parque Vila Germânica e Ablutec.

Amanda Reitenbach, coordenadora técnica do evento, ressalta:

“O Concurso pode ir além de ser uma competição e agir também como um censo cervejeiro, cujos dados possibilitem o planejamento de ações de fomento e fortalecimento da cultura cervejeira brasileira.”

Os interessados podem se inscrever até o dia 28, pelo site do Festival Brasileiro da Cerveja, na aba Concurso. A taxa de inscrição para cada cerveja é de R$ 245. As amostras devem ser encaminhadas para o Parque Vila Germânica, onde ocorrerão as avaliações, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O julgamento das amostras inscritas ocorre entre os dias 9 e 11 de março e cerimônia de premiação no dia 12 de março.

Em 2019, a competição tem seu corpo de jurados composto por 121 profissionais reconhecidos pelo mercado cervejeiro mundial. São 62 brasileiros, de 11 estados diferentes, e 59 estrangeiros, de 24 países. Alguns jurados fazem parte da Brewers Association, associação americana com mais de 7 mil cervejeiros artesanais e outras empresas do ramo cervejeiro associados, uma das grandes fomentadoras do mercado cervejeiro nas Américas e no mundo.

O Concurso Brasileiro de Cervejas é organizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica. A coordenação técnica do concurso é feita pelo Instituto Science of Beer, de Florianópolis.