Tuim Bar Chopp é eleito o melhor buteco do RS

É a quinta vez que o bar histórico da região central de Porto Alegre conquista o título

A premiação na capital gaúcha (Foto: Israh Ramos/Divulgação)

ATUALIZADA, 30/5/2023 22:50

O Tuim Bar Chopp, do empresário André Azevedo, venceu a edição 2023 do maior concurso de butecos do país, o Comida di Buteco. É a quinta vez que o bar histórico da região central de Porto Alegre conquista o título de melhor buteco do Rio Grande do Sul. A premiação foi anunciada na noite desta segunda-feira, em festa com todos os 25 bares participantes desta edição, na Fecomércio. Os butecos Reserva do Mosteiro, de Canoas, e Point Pastel, da zona norte de Poa, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

O campeão Tuim Bar Chopp segue agora para a disputa nacional de melhor buteco do Brasil, que ocorre em julho, em festa a ser realizada em São Paulo. O bar disputa com mais de 40 bares, campeões nas demais cidades participantes do Comida di Buteco. Até lá, o petisco campeão, um "Bacalhau Atolado" - bacalhau defumado com legumes, creme de aipim, farofa com bacon e páprica picante estará disponível por R$ 30 na Rua General Câmara, 333, no Centro de Porto Alegre.

A competição de 2023 foi realizada no mês de abril, em Porto Alegre e Canoas e contou com 25 bares participantes. Entre eles, além dos campeões, participaram A Virgem Bar, Armazém Porto Alegre, Baldhead Cervejaria e Bar, Bar Chopp Petiscos, Bar do Alemão, Barril Pub, Bella Pasteis Artesanais, Biermarkt, Boteco Vitória, Brasa e Beer, Buteco du Chef, Cia Mix Bar, El Farol, Estação Cidade Baixa, Lanches do Alemão, Lilliput Pub, Limonata, Monsenhor Irish Pub, Nosso Bar, Ofertório, Pinhos Botecaria Pub e Urban Bar.

Os butecos foram avaliados pelo atendimento, higiene, temperatura da bebida e, é claro, pelo petisco. Os pratos seguiram o tema "Ervas e Especiarias" e representaram 70% da nota na avaliação do público e dos jurados técnicos durante o concurso. As demais categorias representaram 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados técnicos indicados pelo concurso, também 50%.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local. Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. Desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL e já se consolidou como o maior concurso do gênero.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o campeão nacional.