Cervejaria Clandestina prepara mudança para fábrica maior

A capacidade de produção da marca, em Estância Velha, passa para 20 mil litros por mês

Diego Marcel de Souza, Rafael Lima  e Rafael Morello, os fundadors, estudaram o modelo norte-americano (Foto: Divulgação)

Atualizada, 12/9/2022, 22:06

O mês de setembro marca uma mudança importante para uma das mais tradicionais cervejarias do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A Clandestina Craft Beer prepara sua mudança para um novo espaço, em Estância Velha. Para marcar a despedida da fábrica no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo, a cervejaria preparou uma ampla programação de shows no antigo endereço. Os eventos ocorrem todas as quintas-feiras do mês, com um momento especial de despedida no sábado, dia 24.

No novo prédio próprio, a Clandestina poderá aumentar a sua produção em 25% de forma imediata. São 750 metros quadrados divididos entre a nova cozinha, onde são produzidas as cervejas, escritórios em um novo tap room, espaço que funcionará como bar.

Sócio da Clandestina, Rafael Morello comenta:

"É uma nova etapa na história da Clandestina. Este novo espaço foi completamente projetado para as necessidades atuais e futuras da cervejaria, o que sustentará o nosso crescimento contínuo."

A expectativa é de que a produção da Clandestina chegue a 20 mil litros de cerveja por mês no novo espaço. Além disso, haverá a ampliação da programação de eventos.

Rafael Lima, também sócio da cervejaria, destaca:

"Nosso tap se tornou tradicional na nossa antiga fábrica. Por isso, estamos preparando um novo, com mais espaço e mais conforto, mas sem perder a essência de ser um bar dentro de uma cervejaria."

Shows de despedida em Novo Hamburgo

As tradicionais quintas-feiras da Clandestina, que abre suas portas para shows de diversos estilos, marcarão a despedida do antigo endereço. No dia 15, será a vez da Demelvis Band. No dia 22, a atração será a Marsalla Rock Band. As despedidas se encerram nos dias 24 e 29 de setembro. No sábado (24) o evento "Nunca é um adeus" começa às 14h e terá shows da Tribah – Rock de Gaita, Creedence Cover e da Banda Aquiles, com hambúrgueres do Zimmer Smoke e as cervejas da Clandestina. No dia 29 ocorre a última quinta-feira do tap, com o show da Automations Band. Todos os eventos têm entrada gratuita na Rua Santos, 242, bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo.

A cervejaria foi inaugurada em agosto de agosto de 2017, com seis rótulos fixos de diferentes tipos de cerveja, por Morello, Lima e Diego Marcel de Souza, que depois de estudar o mercado norte-americano de cervejas optaram por seguir o modelo de negócio que deu certo para as pequenas cervejarias de lá:

"O foco desses fabricantes é ser antes de mais nada uma referência regional. Só depois de consolidar regionalmente sua atuação é que as cervejarias artesanais passam a ampliar sua capacidade de distribuição para crescer no estado e depois nacionalmente."

De formações distintas – Morello é engenheiro de computação; Souza, engenheiro eletrônico: e Lima, físico -, o grupo vinha produzindo cervejas desde 2008.

As primeiras cervejas da Clandestina Craft Beer (Foto: Divulgação)