Estrella Galicia premia startup brasileira de IoT

Solução-piloto da ChoppUP traz conceitos de indústria 4.0 à cadeia logística da indústria de bebidas

Programa de empreendedorismo colaborativo com intercâmbio na Espanha selecionou cinco startups (Foto: Divulgação)

Programa de empreendedorismo colaborativo com intercâmbio na Espanha selecionou cinco startups (Foto: Divulgação)

A inovação do mercado cervejeiro é o ponto chave da Estrella Galicia, que, por meio do TheHop, seu programa de empreendedorismo colaborativo com intercâmbio na Espanha, selecionou cinco startups para o programa de aceleração. Dentre elas está a brasileira ChoppUP, desenvolvedora de equipamentos de alta eficiência para servir bebidas e prestadora de serviços de geração e análise de dados.

O TheHop buscou encontrar startups e/ou scale-ups para desenvolver iniciativas dentro de duas macro-áreas: Indústria 4.0 e Experiência com Consumidores, além de projetos contendo tecnologias alternativas como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT). Com isso, selecionaram a ChoppUP que, além de inovar no Brasil ao criar uma máquina que serve chope de baixo para cima, apresentou um projeto-piloto que traz conceitos de Indústria 4.0 à cadeia logística e de operações da cervejaria.

A ideia consiste na criação de novas soluções de software que, unidas aos dispositivos IoT da ChoppUP já instalados nos pontos de venda de bebidas, trarão a revolução digital à operação logística da indústria de bebidas, integrando e automatizando a cadeia de distribuição desde a produção até o consumidor final.

Bruno Salman, CFO da ChoppUP, explica:

“Para nós, o programa também é um importante marco para estabelecermos uma relação duradoura com a marca espanhola aqui e na Europa. Ser uma das 5 selecionadas foi uma grande conquista para a ChoppUP e ajudará a expandirmos o alcance de nossas soluções para novos elos na cadeia de valor de bebidas e para novos países.”

Os produtos e serviços da ChoppUP impactam diretamente na eficiência operacional, gerando dados e economia. Gil Neto, CCO e Co-founder da ChoppUP, afirma:

“Nosso produto endereça uma ineficiência própria deste setor da indústria, que hoje conta com um parque de equipamentos obsoletos. Com nossa clara proposta de valor, estamos crescendo tanto através da substituição deste parque como pela instalação nos novos entrantes no mercado.”

Ainda este ano, as cinco startups selecionadas se preparam para um período de imersão na Espanha, num processo de trocas, networking e aprendizado com os executivos europeus. Quando retornarem ao Brasil, a aceleração se estenderá até fevereiro de 2020, com forte interação com os executivos da Estrella Galicia e mentores do mercado. A aceleração terá como base de operação um espaço personalizado para o TheHop no coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros.

J J Delgado, CDO Global da Estrella Galicia e responsável pelo TheHop na Espanha e no Brasil, destaca:

“Ao ativar esta iniciativa, reforçamos a importância que damos a poder trabalhar com o talento inovador e empreendedor nas diferentes áreas da nossa cadeia de valor”

Ele explica que no programa não há contrapartida acionária entre a Estrella Galicia e as startups aceleradas.