Manioca e Cervejaria Tarantino lançam cerveja amazônica
/Edição limitada da Biére de Garde Puxuri está na Cervejaria Tarantino e no restaurante Carlota
A Manioca, indústria de impacto socioambiental da Amazônia, e a Cervejaria Tarantino lançam a Biére de Garde Puxuri, uma receita de edição limitada que traz um dos sabores mais icônicos da Amazônia.
Conhecido como a noz-moscada da Amazônia, o puxuri é uma semente aromática que é utilizada em muitas receitas, trazendo também notas de cravo e anis estrelado. A harmonização do ingrediente com a cerveja deu origem a um rótulo Biére de Garde, estilo típico do norte da França no qual os maltes e aromas se destacam, com amargor médio.
Entre os dias 11 e 16 de abril, a chef Carla Pernambuco vai servir em seu restaurante Carlota, no Higienópolis, um prato especial com ingredientes amazônicos da Manioca, que vai ser harmonizado com a Biére de Garde Puxuri. Trata-se de um Arroz com Joelho de Porco Desfiado e Tucupi Preto, servido com Tutano e Aioli de Limão Cravo.
O tucupi preto, um dos principais produtos da Manioca, é um tempero ancestral amazônico, fermentado naturalmente e baixo em sódio. Ele é proveniente de um processo intenso de redução do caldo da mandioca brava amarela (tucupi), que ganha mais acidez e o delicioso sabor umami, que é responsável por ativar todo o paladar (doce, salgado, ácido e amargo) ao mesmo tempo.
Assim como todos os produtos da Manioca, o puxuri e o tucupi preto são produzidos com matérias primas de comunidades tradicionais da Amazônia, em uma cadeia justa e sustentável que ajuda a manter a floresta em pé.
A cerveja também está disponível, em edição limitada, nas torneiras do bar da Cervejaria Tarantino, no bairro do Limão, e pelo delivery da cervejaria.
Inaugurada em setembro de 2018, a Tarantino é a primeira fábrica de cerveja independente de grande porte na cidade de São Paulo. Com pegada urbana e contemporânea, a fábrica é um centro de cultura cervejeira, artística e convivência familiar, com bar, espaço para eventos ao ar livre e coberto e sala de aulas. Os grafites gigantes espalhados pelas paredes são os mesmos que aparecem nos rótulos das latas.