Barril da Budweiser ganha prêmio de design inédito
/Embalagem de 5 litros foi destaque do Prêmio Abre pela inovação e pela sustentabilidade
O barril de 5 litros da Budweiser foi o grande vencedor na categoria Tecnologia do Prêmio Abre, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem, um dos mais importantes do setor no país. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 21 de setembro, na Casa Giardini, em São Paulo, e contou com mais de 400 executivos brasileiros de diferentes segmentos da indústria.
O barril vencedor da Budweiser foi desenvolvido multidisciplinarmente pelo Centro de Inovação Tecnológica (CIT) da Ambev, capitaneado pelo diretor de inovação, Daniel Baumann, em especial pela área de "packaging", com participação do Bev Hack Lab (BHL).O produto se destacou pelo design e também pela ergonomia, "unboxing" intuitivo e simples, e uso sustentável do barril.
O que o barril tem de especial
A embalagem permite controle de espuma e de fluxo de cerveja e reduzir o gotejamento indesejável, características que não têm precedentes nesta categoria. Por isso, a inovação é um passo adiante contra o desperdício e em favor do consumo responsável, já que tem a validade de 15 dias após aberto.
O próprio processo de criação do design do barril envolveu tecnologia disruptiva, utilizando a Realidade Aumentada, que permitiu à equipe testar aspectos de "look and feel" para que compreendessem melhor como seria a experiência do usuário mesmo antes dos primeiros protótipos físicos. A tecnologia também foi usada na ergonomia, na escolha de materiais e na introdução de funcionalidades à embalagem que eram pouco exploradas ou inexistentes, como o controle de serviço do produto e do desperdício.
O projeto foi inovador também em termos de desafios e liderança técnica, já que foi uma jornada de dois anos para traduzir os desejos do consumidor em requisitos de engenharia, além de engajar parceiros, testar à exaustão todo o sistema para garantir ao consumidor a melhor experiência. Em paralelo, foi desenvolvida uma linha de envase específica para este projeto, que possibilitou a criação de uma opção superior ao que era disponível no mercado até então.
Para o projeto, foram ouvidos consumidores insatisfeitos e problemas mapeados, para que o resultado fosse uma jornada do "chope em casa".