Como a Brewdog se tornou popular

Fundadores da cervejaria escocesa contam que precisaram mentir para conseguir empréstimo

Amigos James Watt (à esquerda) e Martin Dickie montaram o negócio em 2007 (Foto: Divulgação)

Conhecida mundialmente e presente em vários países, a cervejaria Brewdog deu seus primeiros passos em 2007, num começo pouco glamouroso. Em entrevista à BBC News, os fundadores James Watt e Martin Dickie contam que precisaram mentir para instituições bancárias e assim garantir o empréstimo necessário para a expansão com instalação de novos equipamentos de produção de cerveja.

No seu primeiro ano de vida (2007-2008), a Breewdog vendia cervejas artesanais na parte de trás de sua van. O retorno era pequeno e eles estavam em falta com os pagamentos do primeiro empréstimo bancário obtido quando abriram a cervejaria. Foi então que eles decidiram entrar em uma competição cerveja em garrafa, organizada pelo grupo de supermercados Tesco. A Brewdog ganhou o primeiro, segundo, terceiro e o quarto lugar.

"Então nós fomos até a sede da Tesco (ao norte de Londres) e eles nos disseram que gostaram muito de nossa cerveja e queriam colocar em 500 lojas, a compra de 2.000 garrafas por semana. Nossa resposta foi: - não há problema. No entanto, éramos apenas dois caras que enchiam as garrafas manualmente", conta James Watt a BBC News.

Com Tesco querendo as primeiras entregas em quatro meses, os fundadores foram ao banco pedir outro empréstimo de £ 150.000 para que pudessem instalar rapidamente uma linha de engarrafamento e expandir a produção. Como não cumpriram os pagamentos do empréstimo existente, o banco negou.

Assim, os sócios buscaram outro credor e mentiram. "Nós dissemos que o nosso banco tinha nos oferecido um excelente negócio, mas que se a nova instituição pudesse cobri-lo nós mudaríamos. E foi o que fizemos. Você tem que fazer o que você tem que fazer", recorda Watt.

Com o aumento da capacidade produtiva a Brewdog começou a fornecer a Tesco no tempo combinado as garrafas de sua IPA Punk. A cerveja foi um sucesso imediato e os outros supermercados do Reino Unido logo seguiram o exemplo. Quase 7 anos depois a cervejaria emprega mais de 350 pessoas, tem 25 bares, 18 no Reino Unido e sete no exterior,um deles em São Paulo (SP). Além disso, suas cervejas são exportadas para mais de 50 países.