Brahma elege "melhor tirador de chope do Brasil"

Competição entre garçons de diversos bares durante 1 mês definiu “O Especialista”

O vencedor é o garçom Neurismar Sodré, do Boteco Maria, em Santo André-SP (Foto: Mario HenriqueDivulgação)

O vencedor é o garçom Neurismar Sodré, do Boteco Maria, em Santo André-SP (Foto: Mario HenriqueDivulgação)

Chefe, patrão, chapa, queridão, mestre são apenas algumas das maneiras atenciosas de chamar os garçons nos bares de todo o Brasil. E a Brahma pretende incluir mais um título para a categoria, a de Especialista.

Com "129 anos de experiência e tradição cervejeira", a Brahma realizou uma ação que reforça a consciência de que, além dos "ingredientes selecionados e rigoroso processo de produção", o sucesso do chope está no trabalho desempenhado por esses profissionais e, por isso, realizou o concurso “O Especialista”, que "valoriza a categoria e premia os melhores tiradores da bebida no país".

Os participantes do concurso precisaram realizar com maestria os oito passos para tirar o chopp perfeito e, assim, servir o tradicional Chopp Brahma, que desenvolveu em seu processo de fabricação um ritual que vai desde a seleção dos ingredientes até chegar no barril para garantir o chopp sempre leve, saboroso e refrescante.

As etapas que selecionaram os 15 finalistas ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília simultaneamente durante um mês. A grande final foi realizada hoje, 15, no Bar Brahma em São Paulo e coroou o garçom Neurismar Sodré (38), do Boteco Maria, em Santo André-SP.

Segundo o vencedor, a competição ajuda a valorizar seu trabalho e explica que o mais importante é a satisfação do cliente:

“Tratar bem o cliente é o mais importante e para servir o melhor Chopp Brahma é fundamental o copo estar limpo, fazer um colarinho com dois dedos e servir com carinho.”

Os critérios para a escolha do Especialista, que levou o troféu Chopeira, se basearam nos oito passos fundamentais para servir o chope Brahma.

Para a mestre-cervejeira que avaliou os competidores, Mariane Félix, o grande diferencial do Especialista em relação aos outros foi o cuidado com a apresentação:

“Observamos que o diferencial do grande vencedor foi cumprir cada uma das etapas com cuidado, pois basta ser negligente com aspectos simples como por exemplo a apresentação, para comprometer a pontuação final.”

Além do troféu, o estabelecimento vencedor recebeu uma placa de identificação com o nome do garçom, assim como mesas e cadeiras personalizadas Brahma.

Os 8 passos

Os pontos considerados pela Brahma para definir um Especialista na hora de tirar um chope:

  1. A Caldereta: nome dado ao copo correto para o líquido, precisa ter o formato ideal e limpeza impecável;
  2. O Preparo: resfriar o copo com gelo ou água gelada antes de servir para ajudar a manter a temperatura;
  3. O Segredo: dispensar o primeiro jato de chope para que o líquido esteja sempre fresco;
  4. A Refrescância: manter o copo em um ângulo de 45° enquanto serve e o líquido deve escorrer lentamente, sem formação de espuma, até preencher 2/3 do copo;
  5. O Creme: o colarinho cremoso é fundamental e precisa conter dois dedos de espessura;
  6. O Choro: é o charme, ao cremar o chopp, deve-se deixar que a parte do colarinho escorra para eliminar as bolhas grandes;
  7. O Reconhecimento: a aparência é fundamental então antes de servi-lo é preciso ver se a caldereta está limpa;
  8. A torcida: animação conta, quanto mais empolgada estiver a galera, mais pontos o tirador leva.