Semana da Cerveja Brasileira traz inovações e renova com 86% das cervejarias para 2025

Federação Internacional de Concursos Cervejeiros é um dos legados da edição deste ano

Evento ocorre entre 7 e 9 de março (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

ATUALIZADA, 11/3/2024 15:30

Foram nove dias que reuniram em Blumenau (SC) ações que mexeram com toda a cadeia produtiva da cerveja artesanal brasileira. A Semana Brasileira da Cerveja, encerrada no último sábado (9), coroou a bebida produzida no Brasil com a apresentação da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros, formada inicialmente por organizadores do Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai.

O Concurso Brasileiro de Cervejas premiou 408 cervejas, escolhidas entre 4.147 amostras de 567 cervejarias de 21 Estados do país. Todas avaliadas por mais de 100 jurados, de 21 países – foram entregues 127 medalhas de ouro, 141 de prata e 140 de bronze.

A Semana, iniciada com a terceira edição da entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, também contou com o Congresso Internacional da Cerveja (Conib), o SC Gourmet, focado em harmonização e gastronomia, e o Festival Brasileiro da Cerveja. Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae catarinense, parabenizou a organização.

A cerveja movimenta uma cadeia produtiva muito forte no Brasil inteiro. Em Santa Catarina esta vocação é ainda mais especial. Afinal, Blumenau é considerada a Capital Brasileira da Cerveja.
— Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae catarinense

Justificando todo o apoio e patrocínio, Vicente Scalia, analista de Negócios do Sebrae Nacional, disse que "todos os eventos da Semana da Cerveja Brasileira corroboram com a missão do Sebrae. O mercado cervejeiro brasileiro é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas".

A próxima edição já tem datas, com a Comenda ocorrendo em 7 de março, o julgamento do Concurso entre os dias 8 e 10, a noite de premiação no dia 12 e o Festival, o Conib e a Feira de 13 a 15.

A organização também avalia a possibilidade de uma segunda edição anual, fora de Blumenau.

Estamos no limite do crescimento, com fila de espera. A programação na Capital Brasileira da Cerveja está mantida, mas estamos estudando edições em outras capitais.
— Develon da Rocha, presidente da Semana da Cerveja Brasileira