Estudo compara preços de Black Friday, Natal e Saldão

Estudo do JáCotei aponta que os produtos aumentam até 5,9% após a Black Friday

Tabelas mostram a comparação entre três momentos (Foto:  Divulgação)

Tabelas mostram a comparação entre três momentos (Foto: Divulgação)

Qual é o melhor momento para comprar: Black Friday, Natal ou Saldão? Para responder essa pergunta, o JáCotei efetuou um estudo para analisar como os preços reagem nesses períodos nas 10 categorias mais buscadas do site, como por exemplo, smartphone, geladeira, TV, micro-ondas e ar condicionado.

O 1º estudo é sobre a Black Friday, entre os dias 01/11 a 27/11, constatou-se a variação média de -2,1%, ou seja, um indicativo que houve a queda de preços entre os dias 26/11 a 28/11 em diversas categorias, as três campeãs são: smartphone (-5,8%), ar condicionado (-3,7%) e micro-ondas (-3,6%).

Esse cenário muda na categoria TV, pois o comparativo entre Black Friday e o preço médio de novembro apresenta um aumento de 2,6%.

A 2ª análise é um comparativo entre os preços da Black Friday, durante o dia 27/11, e o Natal, entre os dias 04/12 a 24/11. Conclui-se que as ofertas do Natal tiveram aumento nos preços em 9 categorias, com uma alteração média de +4,2%.

Outro ponto de destaque são os smartphones que tiveram queda nos preços durante a Black Friday, foi o item com maior porcentagem de aumento com 8,1% em relação ao Natal. No ranking segue a fritadeira (7,1%), TV (6,4%), fogão (5,7%), micro-ondas (4,8%), notebook (4%), geladeira (2,7%), ar condicionado (2,3%) e lavadora de roupas (2%).

A única categoria com os preços mais baixos foi o climatizador de ar (-0,9%).

A 3ª pesquisa incluiu as ofertas do Saldão, durante 01/01 a 08/01, sendo necessário a análise em 2 situações: o 1º comparativo entre Black Friday x Saldão e o 2º comparativo entre Natal x Saldão.

Na 1ª situação, Black Friday x Saldão, verificou-se que os preços ficaram na média +5,9% mais caros.

No comparativo do Saldão com a Black Friday, apenas o climatizador de ar apresentou uma redução de preço (-2,8%).

Na 2ª análise, Natal x Saldão, ocorreu um aumento de preço maior de 1,5%. Em contrapartida, apenas 2 categorias foram vistas como a melhor opção de compra do Saldão, sendo fritadeira (- 2,1%) e climatizador de ar (-1,9%).

Esses estudos confirmam que os melhores preços são apresentados durante a Black Friday ou no início de dezembro. “ Esse é o momento ideal para comprar e antecipar os presentes de final de ano, por isso é importante se organizar para as compras de Natal. Apesar da Black Friday ser vista com certa desconfiança pelos consumidores, o comparativo concluiu ser o melhor momento para comprar. Após esse período os preços tendem a subir. Sendo preciso pesquisar os preços para encontrar as ofertas que estão valendo a pena”, afirma Antônio Coelho, CEO do comparador de preços JáCotei.

O JáCotei é um comparador de preços que anuncia ofertas de lojas online. O site www.jacotei.com.br teve início em 2000 quando a internet era novidade no país. Foi fundada por Antônio Coelho Lima Júnior e seu irmão Cláudio, com a proposta de criar um site com ofertas de diversos produtos e a possibilidade de comparar o mesmo produto em diversas lojas.

São 20 milhões de ofertas atualizadas diariamente no site em 1.000 lojas confiáveis para o usuário comparar e comprar pelo menor preço com segurança, nas diversas categorias disponíveis.

Para ajudar o consumidor a economizar de verdade, o JáCotei tem serviços como o alerta de preços, lista de desejos, gráfico de preços, extensão JáCotei + Barato, selo Menor Preço em 6 meses e App para smartphones Android ou iOS.