Cerveja da Bierland celebra os 500 anos da Lei da Pureza

Bierland 1516 é uma Rauchbier produzida em conjunto com a cervejaria italiana Doppio Malte

Os cervejeiros buscaram um estilo defumado em referência ao tipo de cerveja que se fazia à época em que o duque da Baviera criou a lei cultuada até hoje (Fotos: Divulgação)

Dia 23 de abril de 2016 é uma data especial para cervejeiros. Nesse dia, completam-se 500 anos de um conjunto de regras que sobrevive ao tempo e influencia milhares de cervejarias no planeta, a Lei da Pureza Alemã. Para marcar a data, a Bierland lança uma nova cerveja, a 1516.

A Bierland 1516 é produzida com a colaboração da cervejaria Doppio Malto, da Itália. É uma cerveja Rauchbier (defumada), estilo escolhido pela seguinte razão, explicada pelo sócio-proprietário da Bierland:

“Há 500 anos, todas as cervejas tinham um toque defumado, já que o processo de secagem do malte era feito com lenha. Por isso, nada melhor que comemorar esta data com uma cerveja alemã pura que possui características tão marcantes e alusivas à data.”

O nome da cerveja, Bierland 1516, é uma homenagem ao ano em que a Lei da Pureza Alemã foi promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera. Essas normas, ainda seguidas e cultudas por muitas cervejarias em diferentes países, determinam que a cerveja seja feita com apenas quatro elementos: água, malte, lúpulo e levedura.

A Lei da Pureza, ou Reinheitsgebot (Foto: Reprodução)

 

A Bierland 1516 é mais uma cerveja que amplia a linha da cervejaria de Blumenau (SC). Em março, durante o Festival Brasileiro da Cerveja, houve o lançamento da Bierland Witbier, que passou a fazer parte das cervejas de linha, e da Prosa American Barley Wine, uma cerveja de edição limitada, fruto da receita dos cervejeiros Vinicius Carpentieri e Gabriel Kollross, vencedores da 4ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland.

Bierland Prosa e Witbier (Fotos: Divulgação)