Bier Park espera turistas do 34º Natal Luz de Gramado

Inaugurado em 2019, parque na Rua Coberta é uma novidade para turistas do final do ano

Conhecimento da história e de processos de fabricação é transmitido com uso da tecnologia (Foto: Par Fotografia/Divulgação)

Localizado na Rua Coberta, uma das ruas mais famosas de Gramado, o Bier Park se apresenta como o "maior parque cervejeiro da América Latina" e promete encantar os amantes de cerveja durante a 34ª edição do Natal Luz. O espaço, inaugurado este ano, é dedicado à celebração da cultura cervejeira do Brasil oferecendo atrações em um tour de aproximadamente uma hora.

O passeio, guiado por mestres cervejeiros, começa mostrando a história sobre a descoberta da fermentação natural na Mesopotâmia, por volta de 4000 a.C., passando pelo processo de produção artesanal e pelo aperfeiçoamento da bebida ao longo dos anos, com uma simulação de uma taberna viking e um mosteiro medieval, com a personagens da época, como frades e freiras, representados em uma animação.

Na segunda etapa do tour, o guia apresenta a réplica de uma fábrica de cerveja, que mostra todo o processo de produção da bebida. Ainda neste ambiente, é possível conhecer a diferença dos principais grãos contidos na produção da cerveja: malte, lúpulo e a levedura e um pouco mais sobre a Lei da Pureza, criada em 1516 pelo duque Guilherme IV da Baviera.

A próxima etapa do tour exibe a coleção pessoal de um dos idealizadores do projeto, Sady Homrich, sommelier de cerveja e baterista da banda gaúcha Nenhum de Nós. Ali é possível encontrar as principais garrafas e rótulos de cervejas nacionais dos últimos anos.

No segundo andar, começa a parte interativa do parque, com painéis que explicam aos visitantes sobre rótulos e sugestões de harmonizações. Nesse espaço, ainda é possível conhecer as quatro principais escolas cervejeiras do mundo: alemã, belga, inglesa e a norte americana.

O trajeto passa também uma experiência no Cubo 5D, que conta a jornada da cerveja desde a plantação, fermentação até o produto final e um passeio virtual pelas principais ruas de Gramado em uma bicicleta. As atrações enceram com uma visita pela fábrica da Rasen por meio de um óculos de realidade aumentada com os principais idealizadores da cerveja, explicando o passo-a-passo para a criação da bebida.

Augusto Schwingel, CEO do Bier Park e GoWinz, comenta:

"Para nós, o Bier Park é o resumo de um dos principais interesses dos turistas em Gramado, a cerveja. E nada mais justo do que ter um lugar especial dedicado 100% para a bebida e para as pessoas que apreciam uma boa cerveja."

O Bier Park e a Rasen Bier, a "cerveja alemã de Gramado", são administrados pela holding GoWinz, que também cuida da casa gastronômica Rasen Platz, restaurante de cultura alemã ao lado do Bier Park, e mais 17 negócios na cidade.


Serviço

  • O quê: Bier Park
  • Quando: diariamente das 10h às 22h.
  • Onde: Madre Verônica, 50 (mais conhecida como Rua Coberta), Gramado/RS
  • Quanto: ingresso a partir de R$ 40