O primeiro fim de semana da Bauernfest

Bauernfest tem dois desfiles já no primeiro fim de semana (evento terá, ao todo, quatro)

Desfile éi uma das principais atrações do final de semana (Foto: Marcello Santos/Divulgação)

Desfile éi uma das principais atrações do final de semana (Foto: Marcello Santos/Divulgação)

Entre a programação da 30ª Bauernfest, os desfiles folclóricos ganham lugar de destaque. Nesta edição, que vai a partir desta sexta-feira, 14, até 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christ, serão quatro desfiles no total, dois já neste primeiro fim de semana. No sábado (15), ocorre o Desfile de Lanternas, às 19h, e no domingo (16) o desfile com as famílias de descendentes de colonos, às 10h. Ambos no Centro Histórico, com chegada próximo ao Palácio de Cristal – núcleo da festa.

Qualquer pessoa pode participar dos dois desfiles, desde que chegue, no mínimo, com meia hora de antecedência. E no caso do desfile folclórico de domingo também é preciso estar trajado com roupas típicas.

O primeiro desfile, das Lanternas, terá concentração às 18h, na Avenida Ipiranga, em frente à Igreja Luterana. O grupo sai 19h em direção à Avenida Koeler e termina dentro do Palácio de Cristal. Serão distribuídas lanternas para os desfilantes. Já no domingo, a concentração será a partir de 9h, na Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial. O desfile também passa pela Avenida Koeler e terá dispersão ao final da Roberto Silveira. Participam famílias de colonos, grupos de dança folclórica, a Banda Germânica, entre outros.

Os desfiles também acontecem no último fim de semana da festa, nos dias 29 e 30, nos mesmos horários e mesmos trajetos. A CPTrans dará apoio a todos os desfiles. E durante a passagem deles, as ruas estarão fechadas, mas abrirão em seguida para minimizar os impactos no trânsito.