Os números da Bauernfest 2022

Festa em Petrópolis atrai 976 ônibus e vans de turistas e consome mais de 64 mil litros de chope

Festa do Colono Alemão é o principal evento de Petrópolis (Foto: Edgar Pujol/Divulgação)

Atualizada, 4/9/2022 21:19

Durante os 17 dias da Bauernfest, que em 2022 se realizou em agosto, os milhares de participantes consumiram mais de 64 mil litros de chope (artesanais e da Cervejaria Império – patrocinadora do evento) e quase cinco toneladas de salsichão. A programação contou com desfiles, concursos, apresentações musicais e dos grupos folclóricos, palestras, teatros e jogos germânicos, entre outros realizados no Palácio de Cristal e arredores, no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça da Liberdade e no Museu Casa do Colono. O evento é promovido pela Prefeitura com apoio do Clube 29 de Junho e patrocínio da Cervejaria Império.

O prefeito Rubens Bomtempo comentou:

"Foi uma grande festa. A cidade estava lotada e preparada para receber os visitantes. Petropolitanos e turistas puderam aproveitar a nossa maior festa, que foi realizada com muito carinhoSó temos a agradecer a todo empenho e colaboração de todas as secretarias, do Clube 29 de Junho e de todos associações e grupos folclóricos. Juntos conseguimos realizar a Bauer que foi um sucesso."

Nos três finais de semana da festa, 976 veículos de turismo – entre ônibus e vans – foram adesivados pelas equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) no posto montado na subida da Serra, na BR-040. A ocupação hoteleira também ficou alta, nos três fins de semana da festa, com destaque para o último fim de semana. De acordo com os dados do Disque Turismo, a média de ocupação ficou em 85,82%. Nos hotéis do primeiro distrito e arredores, a taxa foi de 88,83%.

A secretária de Turismo, Silvia Guedon, destacou:

"Superamos todas as dificuldades e desafios e conseguimos realizar uma festa bonita, organizada e que movimentou a nossa economia. A Bauer gerou emprego e renda, nossos hotéis, principalmente do primeiro distrito, ficaram lotados, mostrando a recuperação do setor turístico."

Durante os 17 dias de festa, foram mais de 200 atrações culturais. O desfile de encerramento da festa, no domingo (28) contou com mais de 300 pessoas.

A secretária de Cultura, Diana Iliescu, ressaltou:

"Com envolvimento de toda a prefeitura e apoio dos grupos folclóricos conseguimos elaborar uma programação extensa que valorizasse a cultura alemã. Foi uma festa linda, rica de cultura e valorização da contribuição do povo germânico na construção da história de Petrópolis."