Bar de 119 anos no Paraná prepara volta
/Bar Stuart foi adquirido pelo grupo Mustang Sally, em parceria com o Quintal do Monge
Em 1904, surgia em Curitiba (PR) um dos primeiros bares do Brasil: o Stuart. Durante 119 anos de história, o estabelecimento encantou e reuniu diversas gerações de curitibanos e turistas, carregando memórias, "muita coragem e resistência" e se mantendo relevante por mais de um século. Com todo esse histórico de sucesso na capital paranaense, no último dia 4 de dezembro, a notícia de que o Stuart fecharia as portas comoveu aqueles que amam história, entretenimento e gastronomia.
O Stuart é um patrimônio da história do Paraná e do Brasil, e sua longa jornada não poderia acabar pouco antes de completar 120 anos de história. Pensando nisso, o Grupo Mustang Sally, um dos mais tradicionais conglomerados gastronômicos da cidade, e o tradicional Quintal do Monge resolveram unir forças para manter o Stuart cada vez mais vivo e presente na vida daqueles que realmente vivem a capital paranaense.
Atualmente de portas fechadas, o emblemático bar, localizado na Praça Osório, se prepara para um retorno apoteótico no próximo mês de março. O Stuart passará por uma reestruturação completa, mas não perderá sua essência.
A ideia vai ao encontro de uma tendência muito forte no Brasil, que consiste na revitalização e na readequação de endereços tradicionais centrais, em grandes cidades, promovendo uma reintegração social e arquitetônica ao redor desses espaços.
A nova fase do Stuart vai refletir toda a expertise e excelência do Quintal do Monge, localizado no Centro Histórico de Curitiba há mais de uma década e do Grupo Mustang Sally, que comanda alguns dos grandes fenômenos da gastronomia curitibana: Mustang Sally, Canabenta, Taco el Pancho, Sheridans e Chelsea Burger. As mudanças serão realizadas para resgatar ainda mais o vanguardismo do estabelecimento, que ganhará uma nova fachada inspirada em sua própria história, com design que remete a arquitetura usada na metade do século passado. "A configuração do espaço, a decoração e muito do seu célebre mobiliário serão mantidos", conta Lincoln. "Além da arquitetura emblemática, alguns dos funcionários mais queridos da casa também toparam ficar com a gente", complementa.
No cardápio da casa, consagrado por clássicas comidas de boteco, como a carne de onça, e preparos exóticos, como testículo de touro, rabo de jacaré e preparos com carne de rã, o público verá tudo aquilo que fez muito sucesso durante os mais de 100 anos do Stuart. Além disso, Lincoln destaca que o menu será incrementado com novas opções de comidas e bebidas. "O Stuart tem muitos clientes fiéis, de anônimos a famosos, que têm no bar uma extensão de suas casas. Nós manteremos tudo aquilo que encanta os antigos clientes, além de trazemos novos pratos, tradicionais da culinária de boteco, para oferecermos um leque maior de opções para quem busca uma experiência única e inesquecível", destaca. Impossível apagar, por exemplo, as histórias e costumes do poeta Paulo Leminski, frequentador assíduo do bar, que tinha uma mesa habitual onde se sentava, tomava uma boa vodca e escrevia poesias por ali mesmo.
Para completar, Lincoln tranquiliza os grandes fãs do Stuart e celebra a chance de fazer parte da história de um dos bares mais antigos e famosos do Brasil. "Posso falar, com toda certeza, que nós, do Mustang Sally, e nossos parceiros do Quintal do Monge estamos realizando um grande sonho. Como profissionais do entretenimento, sempre fomos impactados pela história do Stuart, além de admirarmos toda sua resiliência. Não poderíamos deixar essa história maravilhosa, que vai completar 120 anos em 2024, acabar melancolicamente. Estamos muito orgulhosos e entendemos a responsabilidade de carregar esse legado tão significativo para os curitibanos. Tenho certeza de que não iremos decepcionar", completa Lincoln.
Serviço
- O quê: Bar Stuart
- Onde: Praça General Osório, 427, no Centro de Curitiba/PR
- Quando: reinauguração em março, com funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h