Cerveja Avós completa a série Avós do Mundo

Especialista em Lagers dedica rótulos colecionáveis a matronas de 8 nacionalidades

três pedaços de mandioca, cupuaçu aberto, um cálice de cerveja Baltic Porter com três dedos de espuma cremosa e latas da cerveja com rótulo com as figuras geométricas e as cores da bandeira do Brasil

laborada com a premiada base da Baltic Porter da Avós, essa versão recebeu ainda mandioca, açaí e cupuaçu (Foto: Pedro Pontes/Divulgação)

Às vésperas da Copa do Mundo, a Cerveja Avós completa um projeto que conecta a paixão por Lagers com o espírito de respeito entre nações. A série Avós do Mundo estreou dia 6 de outubro e vem trazendo lançamentos semanais criados "para celebrar o afeto e respeito pelas avós mundo afora".

Inspirada pela linha Avós do Brasil, composta por receitas batizadas com nomes femininos populares nas décadas de 30 a 60, a cerveja Avós amplia o alcance das homenagens com cervejas que celebram as matronas de oito países. A dupla de nações que abriu a sequência de lançamentos foi Uruguai e Inglaterra. Entre as outras nacionalidades que completam a família Avós do Mundo estão: Itália, Espanha, França, Argentina , Alemanha e Brasil.

Cada rótulo é ilustrado com as cores de sua bandeira e foi batizado com um termo carinhoso que se refere à palavra avó em sua língua materna, além de ter sido produzido com adição de ingredientes que remetem ao país.

"A essência da Avós é produzir Lagers criativas e fáceis de beber. Nosso cervejeiro e técnico responsável, Raul Rosa, sempre em sinergia com o lema foi quem nos estimulou a apostar nessa linha e unir insumos que remetem a países variados a receitas bem executadas", conta Junior Bottura.

Quem representa o Uruguai é a Abuela, uma India Pale Lager com adição de erva mate e terpeno, já a Inglaterra é simbolizada pela Nana, uma ESB Lager, elaborada com adição de chá preto. A Itália se apresenta com a Nonna, uma refrescante Italian Pilsner com adição de uva itália, a Espanha com a Yaya, uma Bock com Jerez e a França com a Mamie, uma Brut IPL com lúpulos franceses Barbe Rouge, Aramis e Elixir. Completam a linha da Avós do Mundo: Argentina, com a Abu uma Red India Pale Lager elaborada com adição de lúpulos e vinho Malbec argentinos, Alemanha, com a refrescante Gose Lager, intitulada de Omi, e como não poderia deixar de ser, o Brasil é representado pela Vó, uma Baltic Porter feita com mandioca, açaí e cupuaçu.

Os rótulos da Avós do Mundo podem ser encontrados na sede da marca, a Casa Avós, em seu e-commerce, com entrega em todo território nacional e nos pdvs parceiros.

As cervejas da linha Avós do Mundo

Abuela-Uruguai - Uma India Pale Lager com adição de erva-mate e terpeno, com coloração amarelo-dourado, aromas que remetem à frutas amarelas e notas herbais frescas, conferidas pelo malte. Os terpenos trazem notas levemente resinosas e cítricas. Na boca, tem amargor é marcante,as notas herbais da erva mate se mostram sutis , contribuem para um sabor refrescante e alta drinkability. Tem 4.5% de teor alcoólico, (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 30 de setembro)

Nana-Inglaterra - Inspirada nas tradicionais Ales inglesas, a Nana traz evidente presença de malte acompanhada de sutis notas herbáceas dos lúpulos ingleses e potencializadas pela adição de chá preto. Tem 5.0% teor alcoólico. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 4 de outubro)

Nonna-Itália - Com cor amarelo claro, essa Italian Pilsner feita com uva itália tem espuma generosa e aroma que une leve toque floral, proveniente dos lúpulos, com notas frutadas que remetem à uva. Fresca e com corpo e amargor baixos, a Nonna tem alta drinkability, gosto condizente ao aroma e 5.0% de teor alcoólico. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 11 de outubro)

Yaya-Espanha - Dona de um visual cobre escuro, a Yaya é uma Bock feita com Jerez. Seu aroma, que lembra pão preto e casca de pão levemente tostada, tem toque frutado conferido pelo Jerez que garante complexidade ao seu aroma e gosto. Com corpo médio, tem amargor baixo e 6.5% de teor alcoólico. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 21 de outubro)

Mamie França - Essa Brut IPL, de cor dourada, elaborada com lúpulos franceses Barbe Rouge, Aramis e Elixir tem sutis notas florais e marcante presença de aromas que lembram frutas cítricas e tropicais. Tem corpo baixo, final seco e refrescante. Teor alcóolico de 6.0%. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 31 de outubro)

Abu-Argentina - Uma Red India Pale Lager elaborada com adição de lúpulos e vinho Malbec argentinos, dona de visual avermelhado e aromas provenientes do malte muito bem equilibrados com o toque herbal e levemente floral, conferidos pelos lúpulos. e sutil característica vinífica.Com corpo médio, seu amargor é moderado e tem final agradável. Seu teor alcoólico é 6.5%. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 3 de novembro)

Omi-Alemanha - Inspirada no estilo alemão Leipzig Gose, a Omi é uma Gose Lager de visual amarelo claro, na boca tem corpo leve e tem sutil toque salgado e leve aroma condimentado. É uma cerveja refrescante e fácil de beber. Tem 4,0% de teor alcoólico. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 11 de novembro)

Vó-Brasil - Elaborada com a premiada base da Baltic Porter da Avós, essa versão recebeu ainda mandioca, açaí e cupuaçu. Os ingredientes agregam ainda mais complexidade sensorial à ao estilo que tem caráter suave, com notas de caramelo, chocolate e alcaçuz, provenientes de maltes torrados e escuros. Seu teor alcoólico é de 8,7%. (disponível na Casa Avós, no e-commerce da marca e em pontos de venda parceiros desde 18 de novembro)