Cartório Amstel é finalista do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+

Iniciativa que retificou centenas de nomes de pessoas transgênero faz parte da campanha I Am What I Am

Retratos e menção às redes sociais de @pabllovittar, @_heeycat, @marcelamcgowan, @hellobielo, @mateuscarrilho, @raphaeldumaresq e @pepita, sobre as fotos os dizeres I Am What I Am

Marca criou a campanha I AM WHAT I AM (Foto: Divulgação)

Amstel, a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+, levou um cartório às ruas de São Paulo com a proposta de retificar nomes de pessoas transgêneros. A iniciativa se tornou finalista do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ após ajudar centenas de pessoas a finalmente terem seus nomes reconhecidos em seus documentos oficiais, além de trazer, ao debate público, a importância de ser respeitado e do direito de ser quem você realmente é.

A premiação, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT, é o maior Prêmio LGBT+ do Brasil e visa homenagear pessoas, companhias e projetos que se dedicaram à comunidade. No site oficial da premiação é possível ver a relação de todos os finalistas e categorias, onde a Amstel figura entre os indicados na categoria Campanha Publicitária. Para quem tiver interesse, a votação já está aberta ao público e segue até o dia 3 de dezembro, sábado, ao meio-dia. Na mesma data, às 20 horas, serão conhecidos os vencedores por meio de uma cerimônia de premiação no MASP, em São Paulo. Todo o evento terá transmissão pelos canais da paradasp.

Desde junho o Grupo Heineken, companhia a qual Amstel pertence, passou a disponibilizar a retificação de nome como benefício fixo aos seus colaboradores em parceria com seu grupo de afinidade Além do Colorido. Porém, apresentar-se pelo nome social não é uma novidade para a HEINEKEN, pois antes mesmo dessa iniciativa, os colaboradores já registravam em seus crachás, e-mails e assinaturas seu nome social.

O que foi o Cartório Amstel

A Amstel, como cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+, levou, pela primeira vez, um cartório para as ruas de São Paulo e promoveu a ação que facilitou a retificação de nome para pessoas transgênero. O serviço foi inteiramente custeado pela marca e esteve disponível durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+.

As pessoas interessadas realizaram um pré-cadastro no site oficial da ação, que indicava quais documentos seriam necessários, além de explicar como funciona todo o processo. Os inscritos foram orientados a comparecer no estande da Amstel durante a Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+, no Largo do Arouche, em São Paulo para dar início ao processo de retificação de nome. Todo o trâmite foi custeado e orientado pela marca.

Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil, comenta:

"Foi a primeira vez que uma marca levou um cartório às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nome. Ficamos muito felizes de poder fazer parte de um momento tão importante na vida dessas centenas de pessoas. Amstel acredita que quando você pode ser você mesmo e se sente confortável com isso, momentos de verdadeira conexão acontecem. Esta foi uma iniciativa pela dignidade de quem luta para sobreviver, pelo respeito à identidade e ao nome de cada um, e que também se tornou um benefício fixo na companhia. Por isso, estamos muito contentes com essa indicação ao Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+."

Desde 2019, a Amstel aborda em sua comunicação os valores conectados com a sua origem na cidade de Amsterdã, como diversidade, liberdade, autenticidade e respeito. Dentro da evolução desta mensagem, criou a campanha I AM WHAT I AM, que tem como objetivo dar espaço para que as pessoas possam se expressar de modo a que elas sejam o que quiserem ser.

Com o lançamento do filme, a marca também assumiu o compromisso de destinar 10% de sua verba anual de mídia para iniciativas conectadas com a causa LGBTQIA+.

Amstel é a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e, desde 2019, esteve à frente da live do Orgulho que arrecadou doações para ONGs escolhidas pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que atuam de diferentes maneiras dentro da comunidade -- trabalho com jovens LGTBQIA+ da periferia, trabalho de acolhimento para mulheres travestis e transsexuais e doação de alimentos para pessoas LGBTQIA+ em situação de rua.

Em 2020, Amstel promoveu a Live da Pabllo, que levantou fundos para ONGs indicadas pela cantora. O calendário da marca contou também com a Live oficial da Parada do Orgulho LGBT de SP, que teve oito horas de duração e mais de 11 milhões de views. Amstel ainda esteve presente na Live Parada Solidariedade, que teve a verba levantada com a venda da sua lata revertida para a ONG da Parada LGBT de SP.