História da Ambev é mote do livro 'De um gole só'

A jornalista Ariane Abdallah descreve "a criação da maior cervejaria do mundo"

A jornalista Ariane Abdallah se dedicou nos últimos três anos ao desafio de contar de modo independente a saga da Anheuser-Busch InBev (Foto: negativespace.co/Divulgação)

De um gole só - A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo, livro que a jornalista Ariane Abdallah acaba de lançar, percorre os bastidores da formação da Anheuser-Busch InBev. O título é metafórico, já que a história da gigante mundial de bebidas e cervejas foi construída, nas palavras da autora, em “vários goles.”

A saga tem início em 1989, com a compra da Brahma pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, passa pela fusão com a Antarctica, em 2000, que formou a Ambev, pela união com a belga Interbrew, em 2004, que resultou na criação da InBev, e chega até as compras da norte-americana Anheuser-Busch, em 2008, e da sul-africana SABMiller, em 2016, que transformaram a empresa na maior cervejaria do mundo.

Ariane Abdallah resume:

“O livro é um olhar detalhado e independente sobre a construção do maior case de sucesso do capitalismo brasileiro.”

Ex-repórter das revistas TPM (Editora Trip) e Época Negócios (Editora Globo), a jornalista Ariane Abdallah se dedicou nos últimos três anos ao desafio de contar de modo independente a saga da Anheuser-Busch InBev. Editado pelo Portfolio-Penguin, selo de negócios da Companhia das Letras, o livro, que estava em pré-venda desde o final de maio, foi lançado na capital paulista na quinta-feira, 27, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

A obra narra como os brasileiros convenceram os líderes do setor mundial a se unirem a eles — ou a venderem seus negócios, os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição, e o peso de se tornar uma referência em gestão. As vitórias, os aprendizados e as crises também são contados com riqueza de detalhes no livro, assim como os desafios na tentativa de reverter a imagem polêmica que se criou entre os consumidores brasileiros. Os dilemas de ter se tornado um gigante num setor em transformação, sem um caminho claro para continuar crescendo, além da crise atual, que coloca em xeque o modelo de gestão que trouxe sucesso à multinacional, também são ingredientes de “De um gole só.”

“Esta é uma história improvável: sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do mundo em seu setor. Meu objetivo foi fazer um livro sóbrio, sem juízo de valor. Quem conhece e quem não conhece a história terá a oportunidade de conhecer ainda mais e, quem sabe, reconhecer seu valor”, pontua Ariane Abdallah, que, a propósito, não bebe cerveja.

Durante o processo de criação da obra, que chegou a três anos de pesquisa, a jornalista entrevistou cerca de 170 pessoas, entre ex-funcionários, investidores, fornecedores, concorrentes e especialistas de mercado. Abdallah conquistou acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a ela, visitando operações da empresa em São Paulo, Nova York, St. Louis, Leuven e Joanesburgo. O resultado é um livro completo e independente de 400 páginas sobre a empresa brasileira que virou referência mundial em gestão e em formação de pessoas.


Serviço

  • O quê: livro De um gole só - A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo (Portfolio-Penguin, 448 pgs)
  • Quem: a autora é a jornalista Ariane Abdallah
  • Quanto: R$ 69,90 e R$ 39,90 (e-book)