Ambev se une à Amazon em compromisso climático
/Companhia lançou plano global para zerar as emissões líquidas de carbono até 2040
Em mais um avanço significativo em sua jornada pela ação climática, a Ambev se juntou à Amazon como signatária de The Climate Pledge. O compromisso, que reúne diversas companhias e articula o desenvolvimento de estratégias conjuntas para superar os desafios impostos pela crise climática e incentivar a descarbonização em diversos setores da economia, acaba de desembarcar no Brasil. O objetivo é acelerar a redução das emissões de carbono para que sejam zeradas até 2040, uma década à frente do limite estipulado pelo Acordo de Paris.
Com a adesão da Ambev, já são mais de 375 empresas seguindo a mesma direção: alcançar o Net Zero, por um futuro mais sustentável. Lançado pela Amazon e a Global Optimism em 2019, o compromisso prevê que as empresas acompanhem regularmente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), implementem estratégias de descarbonização alinhadas com o Acordo de Paris, além de neutralizar as emissões restantes em compensações social e ambientalmente responsáveis.
Daniel Mazini, Country Manager da Amazon Brasil, diz:
"Estamos entusiasmados com a participação da Ambev no The Climate Pledge e ansiosos para colaborar com a nossa comunidade global, formada por mais de 375 empresas signatárias, para atingir essa meta ambiciosa de zero emissões líquidas de carbono até 2040."
Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, comenta:
"Sustentabilidade é o nosso negócio e, por isso, é parte fundamental da estratégia, junto com ética, governança, inovação, tecnologia, saúde e responsabilidade. Juntar-se ao The Climate Pledge reforça nosso compromisso e nos permite participar de uma comunidade que compartilha conhecimento, ideias e melhores práticas. O avanço na questão da ação climática representa a solidez dos resultados de nossas ações e compromissos ambientais até agora, e a certeza de que podemos e faremos muito mais."
Desde quando anunciou a primeira grande cervejaria e maltaria carbono neutro no Brasil, no ano passado, a Ambev neutralizou as emissões de mais 5 unidades pelo país. Além disso, a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas operações (escopos 1 e 2) foram reduzidas em 41% entre 2017 e 2021, e 100% de suas 32 unidades no país já operam com energia renovável.
O plano da Ambev para alcançar o Net Zero
A Ambev anunciou o seu plano global para zerar as emissões de carbono nos escopos 1, 2 e 3 até 2040, no final de 2021. A companhia estabeleceu três frentes de atuação, alinhadas ao Science Based Target Initiative (SBTi), que busca conter o aquecimento global em 1,5 grau até 2050.
- Engajamento do ecossistema de parceiros: colaboração com fornecedores, parceria com startups com soluções inovadoras e envolvimento com a indústria em geral continuarão sendo chave para avançar na descarbonização da cadeia de valor. As frentes de economia circular e inovação em embalagens continuam sendo grandes aliadas nesse processo.
- Soluções baseadas na natureza: o envolvimento de agricultores ligados à sua cadeia de abastecimento para escalar práticas de agricultura regenerativa para enriquecer a saúde do solo e melhorar a capacidade de captura de carbono. Além disso, a companhia continua apostando em soluções baseadas na natureza para melhorar a saúde das bacias hidrográficas.
- Foco no impacto local: redução das emissões locais em suas operações e em toda sua cadeia de valor, inclusive por meio de investimentos para impulsionar a inovação local.