Adriana Pino é eleita a bartender do ano

Vencedora da etapa brasileira do World Class Competition 2018 disputa final em Berlim

Adriana disputou a final brasileira com outros sete competidores (Foto: Divulgação)

O maior campeonato de coquetelaria do mundo, em sua décima edição, contou com a participação de 250 profissionais na etapa nacional. Adriana Pino foi eleita a bartender do ano na etapa brasileira do World Class Competition 2018 e representará o Brasil na final mundial, em outubro, em Berlim.

Promovido pela DIAGEO, líder mundial de bebida alcoólica premium com marcas como Johnnie Walker, Tanqueray NºTen, Bulleit e Ketel One, o World Class é uma plataforma que visa desenvolver a cultura da coquetelaria em todo o mundo e contou, nessa edição, com mais de 250 inscritos de todas as regiões do Brasil. Nos mais de 50 países em que está presente, o campeonato já reuniu mais de 60 mil profissionais nestes 10 anos.

Cecília Gurgel, diretora de Reserve da Diageo, afirma:

“A DIAGEO se orgulha de promover uma competição nacional que envolve toda a categoria e tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.”

Adriana foi avaliada, na etapa final, por um júri formado por cinco dos melhores bartenders do Brasil: Ale D’Agostino (Apothek), Fabio la Pietra (SubAstor), Jean Ponce (Guarita), Marcio Silva (Guilhotina) e Spencer Amereno (Frank).

Nicola Pietroluongo, embaixador das marcas Diageo, observa"

“Este ano, tivemos um nível altíssimo dos candidatos, que puderam também trocar experiências com grandes nomes da coquetelaria.”

Na área há 14 anos, Adriana passou pelos balcões de casas como Brasserie Erick Jacquin, Brown Sugar, Duke Bistrot (Campinas) e Méz. Hoje, ela atua como consultora, com clientes em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Acre.

A campeã comenta:

“Foi uma experiência incrível. Tivemos a oportunidade de trocar muita experiência e aprender muito com os gurus nesta fase final. Gosto de contar histórias. Nos dois últimos anos, estou muito focada em criar experiências e com poucos ingredientes entregar uma experiência sensorial completa ao cliente, que envolva aroma e paladar. No World Class pude mostrar um pouco disso e também desenvolver mais a minha técnica.”

A campeã nacional Adriana representa o Brasil na Alemanha, em outubro (Foto: Divulgação)

 

As provas finais deste ano ocorreram entre os dias 1º e 4 de julho, em São Paulo, com outros sete bartenders na disputa: Anderson Santos (Nosso, Rio de Janeiro), Gabriel Santana (Benzina Bar, São Paulo), Gustavo Guedes (Nakombi, Brasília), Heitor Marín (Seen, São Paulo), Miguel Paes (Nakka, São Paulo), Rafael Domingues (Clos, São Paulo) e Romero Brito (Bar Gin Time Drinks, Curitiba). Eles participaram de workshops e desafios em diferentes bares, como Apothek Cocktails & Co, SubAstor e Guilhotina. Nestas ocasiões, os finalistas apresentaram drinks autorais criados a partir dos destilados premium da DIAGEO, como Tanqueray Nº 10, Johnnie Walker, Bulleit e Ketel One.

Na grande final do dia 4, no Seen, na cobertura do Tivoli Hotel, os bartenders realizaram mais duas provas em busca do título, entre eles a criação de um drink inspirado nos países onde o Brasil levantou a taça de campeão do mundo, seguido do desafio final Speed 5 x 5 Classics, em que deveriam fazer cinco drinks clássicos com perfeita execução em apenas cinco minutos. Adriana completou esta etapa com maestria, apresentou os coquetéis Negroni, Rabo de Galo, White Lady, Paloma, Cuba Libre e ainda um extra, a clássica caipirinha brasileira se consagrou como o grande campeão do World Class Brasil 2018.

Após a premiação houve a grande festa de celebração que contou com um guest bartending estrelado pelos cinco jurados da competição. Foi a primeira vez que as cinco autoridades da coquetelaria dividiram o balcão e apresentaram drinks inéditos para convidados e clientes da casa.

Os drinks World Class Brasil 2018 preparados pelo time de gurus na festa da final estarão disponíveis para os clientes do Seen durante todo o mês de Julho.