Proprietário do restaurante mais antigo de Porto Alegre assume Abrasel
/João Melo, do Gambrinus, preside o conselho da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Mais de 1,3 milhão de postos de trabalho e 335 mil estabelecimentos no setor de bares e restaurantes foram extintos entre 2020 e 2021. A retomada do setor da gastronomia é a principal missão de João Melo, proprietário do restaurante Gambrinus, que assume como presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
"Temos de fazer de tudo para uma retomada completa da economia no setor gastronômico. Os efeitos da pandemia ainda são visíveis nas empresas do segmento e como presidente da associação este será meu maior desafio", afirmou João Melo.
Melo assumirá a gestão 2022-2025 e revela que um dos desafios é a união do setor em prol da causa maior.
"É preciso unir e conscientizar os empresários e donos que todos restaurantes e bares precisam se ajudar, se não nunca voltaremos como era em 2019. A ideia de que todos são concorrentes prejudica nosso setor. No Gambrinus conseguimos superar a pandemia sem demitir ninguém. Isso é o que desejo para todo restaurante daqui para a frente. Manter os empregos e fazer a roda girar novamente”, finalizou.
João também ressalta que não deixará de atuar junto ao Gambrinus, mas que irá agora também trabalhar para o desenvolvimento da classe dos restaurantes e bares na totalidade.
O Gambrinus está em atividade desde 1889. Melo, que tem MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, também já presidiu a Associação do Mercado Público de Porto Alegre e é conselheiro do turismo de Porto Alegre pelo POA Convention Bureau.