Reveladas as vencedoras do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil

Os vencedores foram anunciados nesta quinta-feira nos canais da Abralatas

As premiadas foram divididas em três portes de cervejaria (Foto: Divulgação)

Atualizada, 9/12/2021, 12:28

Mais de três mil pessoas participaram da votação popular para escolher os rótulos de latas de cervejas mais bonitos. Os 26 finalistas do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil foram avaliados por júri popular e técnico, e os vencedores de cada categoria foram divulgados nesta quinta-feira (9) nos canais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Na categoria Micro e Pequenas cervejarias o primeiro lugar ficou com a APA PQP, da cervejaria Rambeer, que também conquistou o segundo, com o rótulo da La Crème, e a terceira colocação ficou com Newbie, da mineira Prussia Bier.

Entre as médias cervejarias, a gaúcha Salva Craft Bier levou todas as premiações. Em primeiro lugar ficou o rótulo da Russian Imperial Stout, seguido pelos da Dragon Sour e da Hop Lager Quinquennium, respectivamente em segundo e terceiro lugares.

Entre as grandes, a Colorado levou as duas primeiras colocações. Em primeiro ficou a Appia e, em segundo, a Ribeirão Lager. Já o terceiro lugar foi para o rótulo da Cacildis, produzida desde 2017 pelo Grupo Petrópolis.

Para o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, a primeira edição do prêmio foi um sucesso:

"Foram 156 rótulos inscritos, 26 finalistas, seis jurados técnicos e mais de 3.500 votos populares contabilizados, o que mostra a dimensão do Lata Mais Bonita do Brasil. Nosso objetivo foi reconhecer o trabalho de criação de design de rótulos para latas de cerveja, uma vez que a latinha é a embalagem preferida do setor cervejeiro e cresce ano a ano."

Premiação

Os vencedores poderão aplicar selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas ao longo de 2022 e conhecerem de perto como uma latinha é produzida.

O Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil é promovido pela Abralatas com o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv). O objetivo é reconhecer os melhores trabalhos de criação de design de rótulos para latas de cervejas, segundo critérios de criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação

Finalistas Micro e Pequenas Cervejarias

APA PQP (Rambeer) - É uma criação da Cervejaria Artesanal Rambeer. Com fábrica em Caxias (MA) e bar em Teresina (PI), a Rambeer Cervejaria está presente no mercado desde 2013 produzindo cervejas puro malte..

Black Sheep (Black Sheep) - A Black Sheep é uma cervejaria artesanal do Rio Grande do Norte, fundada há pouco mais de um ano, em maio de 2020. Possui 14 estilos de cervejas diferentes e um brewpub.

Epiphany Goiaba & Manjericão (Pineal) - O rótulo é da Cervejaria Pineal. Independente e artesanal, a cervejaria, que já se chamou Capolavoro é de Sorocaba (SP) e foi criada em setembro de 2020.

Flavius e I'm Sour (Three Monkeys Beer) - São dois rótulos da Cervejaria Three Monkeys Beer, inaugurada em 2013 no Rio de Janeiro. Com oito anos de existência, a cervejaria já lançou mais de 70 rótulos entre fixos e sazonais

La Crème (Rambeer) - A La Crème é criação da Cervejaria Artesanal Rambeer. Com fábrica em Caxias (MA) e bar em Teresina (PI), a Rambeer Cervejaria está presente no mercado desde 2013 produzindo cervejas puro malte.

Newbie (Prussia Bier) - A Prussia Bier é uma cervejaria localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, no Vale Aço em Minas Gerais. Em atividade desde novembro de 2014, produz cerca de 28 mil litros/mês.

Sweet Dreams (Trilha) - A Trilha Cervejaria é uma paulistana que comemorou seu quinto aniversário neste ano. Artesanal e independente, já lançou cerca de 250 rótulos e

Zev Session Ipa (Zev) - Localizada em Suzano (SP), a Zev Cervejaria foi fundada em 2018 pelos irmãos Ganizev e se define como cervejaria de espírito livre.

Finalistas Médias Cervejarias

Dado Bier Extra Malte (Dado Bier) - Cervejaria independente, a Dado Bier nasceu em 1995 na capital gaúcha no mesmo ano inaugurou o primeiro brewpub de Porto Alegre e no ano seguinte abriu um em São Paulo. Em 1998 foi a vez do Rio de Janeiro receber a marca. A Fábrica de cervejas DaDo Bier foi inaugurada em 2004.

Dragon Sour, Hop Lager Quinquennium e Russian Imperial Stout (Salva Craft Beer) - A gaúcha Salva Craft Beer concorre com três rótulos. Inaugurada há cinco anos, a fábrica está situada às margens da BR 386, em Bom Retiro do Sul.

Halles Kron Session IPA, Wienbier 55 Real Lager, Wienbier 55 Red Lager, Wienbier 57 Weiss e Wienbier 60 APA (NewAge) - Fundada há 33 anos na cidade de Leme (SP), a NewAge produz mais de 300 produtos diferentes na categoria de bebidas, entre marcas próprias e de terceiros. No Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, concorre com cinco rótulos de cerveja.

Finalistas Grande Cervejarias

Appia, Indica e Ribeirão Lager (Cervejaria Colorado) - Concorrendo com três rótulos, a Cervejaria Colorado é uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil, fundada por Marcelo Carneiro, em 1996. Sediada em Ribeirão Preto, desde sua fundação a Colorado tem valorizado ingredientes tipicamente brasileiros em suas cervejas.

Beck’s, Brahma Duplo Malte e Spaten (AmBev) - Concorrendo com três rótulos, a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou em 1880, com a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Black Princess e Cacildis (Grupo Petrópolis) - O Grupo Petrópolis concorre com dois rótulos. Fundado em 1994 na cidade de Petrópolis, comercializava a marca Itaipava. Em 1998, a empresa foi comprada pelo empresário Walter Faria e logo a seguir, adquire também a cervejaria Crystal. Em 2010 a empresa firmou uma parceria com a cervejaria alemã Weltenburguer. A Cacildis foi adquirida pelo grupo em 2017.

Os jurados que escolheram os finalistas

Adhemas Batista - Diretor de Design e Artista Digital nascido no Brasil e adotado pelos Estados Unidos, residente em Los Angeles desde 2006. Começou a carreira aos 15 anos como web designer e desenvolveu um estilo visual que utiliza ilustração, tipografia, animação, fotografia e 3D, misturados a sua visão estratégica. Atualmente chefia o Departamento de Design da Deutsch LA. Recebeu honrarias como o Grand Prix for Good em 2016 para o curta de animação "Malak and the Boat".

Brixx Furtado - Artista visual, grafiteira, ilustradora e produtora cultural. Atua como artista urbana desde 2010. Se dedica ao grafite, murais, pintura em tela e ilustrações digitais. Possui o cerrado, arquitetura e memórias da infância como grande inspiração para a sua prática artística. Participou de diversas exposições coletivas de arte, entre elas a exposição Arte Radical no Espaço Cultural Contemporâneo em 2012, o Cap Fest, na Colômbia, em 2016. Em 2017 faz sua primeira exposição individual em Brasília. No mesmo ano expôs pela primeira vez no Museu Nacional da República e participou do Santiago Ilustrado no Chile. Em 2019 participa do Mural Festival, maior evento de arte urbana da América do Norte. Em 2020 recebe o prêmio FAC Prêmios Cultura Brasília 60 na categoria Grafite

Daniel Toys - Amante de desenho desde a infância, aos 11 anos conheceu o grafite por meio do skate e começou na arte. Fez o primeiro grafite foi no Guará, mas foi no Plano Piloto, na W3, que as cores e traços do trabalho começaram a ganhar o olhar das pessoas. Estudou Publicidade e Propaganda e trabalhou em algumas agências. Após viajar pela América do Sul, retornou querendo viver da arte com tintas, com as cores o do que é capaz de produzir com elas. Hoje faz murais em ruas, em casas, pinta telas e desenvolve ilustrações no computador.

Michele Monteiro - Formada em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual, tem especialização em Gerenciamento de Projetos e em Branding. Com 18 anos de experiência nas áreas de Design e Marketing, trabalhou na Dinamo Design como Diretora de Criação. Atualmente na FSB Design, desenvolve e implementa projetos de branding e identidade visual, endomarketing, marketing de relacionamento, design estratégico, campanhas de publicidade e projeto voltados para o PDV. Coordena equipes e a direção de criação de projetos de abrangência nacional.

Mikael OMIK - Grafiteiro com um gosto por olhares e cabelos laranja. Pintei o primeiro painel na Ceilândia. Tem fascinação pela ilustração desde criança. Foram revisas com trabalhos de artistas de Street Art, nacionais e internacionais, que o levaram para atuação na Arte Urbana. Com o grafite ganhou visibilidade, conhecimento, e ganhou o mundo. Fez painéis na Argentina, no Chile, na França, na Alemanha e na Áustria, além de inúmeros lugares no Brasil.

Rafo Castro - Artista visual e Desenhista industrial por formação, atualmente é Head of Design na OM. art. É responsável por projetos dos mais diversos segmentos, de moda a artes plásticas. Fez parte do Juri Brasil Desing Award em 2019 e da 11ª Bienal de Desing Gráfico da ADG, em 2015. Como artista participou de mais de 30 exposições entre coletivas e Individuais. E em 2019 foi o primeiro artista a assinar o cartaz do festival Rock in Rio.

Abralatas

Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no país e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental.

Saiba mais em: abralatas.org.br