Gilberto Tarantino é reconduzido à presidência da Abracerva
/Empresário reforça objetivo da nova gestão de trabalhar por um regime tributário mais justo
Atualizada, 8/11/2022, 8:40
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) realizou na segunda-feira (7 de novembro) uma assembleia-geral que, por unanimidade, reconduziu ao cargo de conselheiro, com a função de presidente executivo, o empresário Gilberto Tarantino. Sócio-proprietário da Cervejaria Tarantino, o empresário liderou a única chapa, que irá administrar a entidade durante o próximo biênio.
Tarantino assumiu a presidência da Associação pela primeira vez em janeiro deste ano, substituindo Ugo Todde, que ocupou a função por seis meses após a renúncia da presidente eleita Nadhine França.
Durante o mandato de Tarantino, a associação garantiu estande na Brasil Brau com apoio de seus associados, promoveu a série de lives Roda Fermentativa com especialistas brasileiros e internacionais, realizou webnares sobre rotulagem e legislação e cursos sobre tributação e off flavors.
No período a associação realizou, em parceria com o Sindicerv, o Congresso Cerveja é Gastronomia, o primeiro da entidade. Também foi lançado o Projeto Manipueira, que reúne atualmente mais de 50 cervejarias em atividades culturais, científicas e a produção de cervejas comerciais selvagens com micro-organismos da mandioca bem como por homebrewers.
Entre suas atividades institucionais, a Abracerva garantiu a representatividade do segmento de cerveja artesanal na Câmara Setorial da Cerveja do Ministério da Agricultura onde propôs a criação de um Grupo de Temático sobre tributação. A entidade também está empenhada no Congresso Nacional para a aprovação do PLP 108/21, que atualiza a tabela do Simples Nacional e aumenta o teto de enquadramento dos MEIs.
"A tributação é um entrave fundamental para o crescimento do segmento da cerveja artesanal, incluindo não apenas as cervejarias mas também profissionais como sommelieres, consultores, bares e empórios", afirma Tarantino.
Além de trabalhar para que o PLP 108/21 seja aprovado ainda este ano para começar a vigorar já em 2023, a próxima gestão da Abracerva pretende se empenhar na retirada das cervejas artesanais do regime de Substituição Tributária do ICMS junto aos estados.
Outra meta da nova gestão é continuar realizando e participando de eventos que promovam o mercado e a cultura cervejeira, qualifiquem os profissionais do setor e ajudem a defender os interesses do segmento de cervejas artesanais.
A diretoria da Abracerva
Conheça a chapa da gestão 2022-2024 da Abracerva:
- Gilberto Tarantino – Conselheiro – Presidente Executivo
- Marcello Paixão - Conselheiro
- Carolina Starrett – Conselheira
- Ugo Todde – Conselheiro
- Bia Amorim – Conselheira
- Patrick Bannwart – Conselheiro (Suplente)
- Debora Lahnen – Conselheira (Suplente)
- Priscilla Colares - Conselheira (Suplente)
- Leandro Sequelle - Conselheiro (Suplente)
- André Lopes – Conselheiro (Suplente)
- Jayro Pinto Neto – Conselho Fiscal
- Gabriela Flemming - Conselho Fiscal
- Elizabeth Bronzeri - Conselho Fiscal
- Rodolpho Tinini - Conselho Fiscal (suplente)